MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Segredo da boa redação da Fuvest é a técnica, não a inspiração, diz professor

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mais do que inspiração, elaborar bem uma redação depende de técnica, diz o professor Héric Palos, coordenador de português do Etapa. A redação é um dos maiores desafios da segunda fase do vestibular da Fuvest, que começa no d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.01.2016, 19:31:31 Editado em 27.04.2020, 19:53:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mais do que inspiração, elaborar bem uma redação depende de técnica, diz o professor Héric Palos, coordenador de português do Etapa.
A redação é um dos maiores desafios da segunda fase do vestibular da Fuvest, que começa no domingo (10) -justamente o dia da redação e da prova de português.
"Ter a leitura em dia, por si só, não é suficiente: a Fuvest é muito categórica em relação ao número de linhas [mínimo de 20 e máximo de 30]. É preciso também tomar cuidado com a linguagem -saber a distinção entre o falar e o escrever", afirma.
A coesão (como elementos conectivos que relacionam um trecho do texto a outro) e a coerência (um texto que faça sentido lógico, por exemplo) são outros aspectos relevantes ao escrever a redação.
O método mais usado pelos alunos é o da "introdução-desenvolvimento-conclusão". "É uma estrutura mais rígida, mas mais confortável para quem não queira correr riscos", diz o professor.
TEMAS
Os temas da redação dos últimos anos foram relacionados a questões sociais -em 2015, foi a "camarotização" da sociedade e, no ano anterior, a situação da população idosa; é provável que neste ano a tendência de temas do cotidiano seja repetida, afirma Héric.
A orientação para os alunos nos últimos meses foi se manter informados por meio da leitura de jornais, revistas e sites, que ajudam a ter repertório e saber como lidar com o tema proposto.
Nos cursinhos, em geral, os alunos fazem simulados periódicos de redação, para saber como fazer na hora da prova.
É o caso de Lucas Vispico Silva, 18, candidato a entrar em direito na USP. Para ele, a redação está entre temores do vestibular que começa domingo -o outro é o teste de matemática. "Tenho me preparado lendo artigos para agregar conhecimento e me manter informado", diz.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Segredo da boa redação da Fuvest é a técnica, não a inspiração, diz professor"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!