Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bolívia registra 1º caso de zika "importado" do Brasil

Loading...

GERAL

Bolívia registra 1º caso de zika "importado" do Brasil

MARIANA CARNEIRO
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Autoridades de saúde da Bolívia detectaram nesta quarta (5) o primeiro caso de zika no país. Trata-se de uma mulher de 58 anos, moradora do departamento de Santa Cruz, que fica na fronteira com o Brasil.
O diretor do Sedes (Serviço Departamental de Saúde) de Santa Cruz, Joaquín Monasterios, disse à reportagem que a doença foi "importada" do Brasil, uma vez que a pessoa infectada havia passado cinco dias em Cuiabá, no Mato Grosso, antes de manifestar os sintomas da zika.
O exame foi feito no último dia 4 e o contágio pela doença foi confirmado nesta terça (5).
Segundo Monasterios, a paciente apresentou febre alta, dor cabeça e manchas vermelhas. Exames para detectar se podia ser dengue ou chikungunya deram negativo.
Ela está em casa e foi isolada para evitar o contágio de outras pessoas. Seu nome não foi divulgado.
Parentes dela que também estiveram no Brasil passaram por exames, mas não apresentaram o vírus, que é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.
Monasterios afirmou que uma equipe de agentes sanitários esteve na casa da família para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
"É possível que a doença, atualmente localizada no Brasil e no Paraguai, chegue aos países vizinhos, pois o vetor [o mosquito] se desenvolve em toda a região", afirmou.
Segundo ele, o principal trabalho das autoridades de saúde é reforçar a prevenção, incentivando as pessoas a eliminarem focos dentro de casa.
"Em 2009 tivemos uma forte epidemia de dengue, mas desde então os casos de infectados baixaram. Em 2015, registramos apenas 400 casos de dengue em Santa Cruz, todos na região da fronteira com o Brasil", afirmou.
Outros países da América Latina detectaram casos isolados de zika. O primeiro foi registrado na Ilha de Páscoa, na costa chilena do Pacífico, em fevereiro de 2014, provavelmente trazido por uma pessoa infectada no Sudeste asiático.
Atualmente, há registros da doença em 13 países da América Latina, de acordo com a Opas (Organização Panamericana de Saúde), entre os quais Venezuela, Colômbia, México, Brasil e Paraguai.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60