Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Imagens de satélite mostram que Pyongyang preparava teste desde abril

Loading...

GERAL

Imagens de satélite mostram que Pyongyang preparava teste desde abril

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Imagens de satélite e informações do governo da Coreia do Sul divulgadas nos últimos meses mostravam que a Coreia do Norte se preparava pelo menos desde abril para o teste nuclear desta quarta-feira (6).
Desde junho, a Escola de Estudos Internacionais da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, divulga fotos de uma grande construção sendo feita na base norte-coreana de Punggye-ri, onde ocorreu a última explosão.
Os primeiros registros dos trabalhos foi feito em abril, com a escavação de um primeiro túnel. Em 25 de outubro, já eram quatro grandes túneis, em padrão similar ao usado em testes de bombas nucleares no passado.
Em 3 de dezembro, quando foram divulgadas as imagens pelo site 38 North (38 Norte, em referência ao paralelo que divide as Coreias), os especialistas afirmaram não haver sinais de que haveria um ataque nas semanas seguintes.
A atividade de construção também havia sido detectada pelos serviços de inteligência sul-coreanos. Em 30 de outubro, a agência de notícias pública Yonhap disse que Pyongyang estava construindo um novo túnel na região.
Apesar de ter detectado a construção, o Serviço Nacional de Inteligência não previa o ataque, segundo o deputado Lee Cheol-woo. Ele disse que a informação foi passada em uma reunião extraordinária de uma comissão do Parlamento.
Segundo Lee, os agentes de inteligência relataram que o teste nuclear de Pyongyang foi uma surpresa também para os serviços de espionagem de outros países. Os sul-coreanos verificam que tipo de explosivo foi usado.
Nos exercícios de 2006, 2009 e 2013, a China e os Estados Unidos foram comunicados sobre os testes um dia antes de eles acontecerem. Os serviços de inteligência não informaram o motivo pelo qual isso não foi feito desta vez.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60