Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pedra caiu em Vila Velha por desgaste natural, aponta Defesa Civil

Loading...

GERAL

Pedra caiu em Vila Velha por desgaste natural, aponta Defesa Civil

THIAGO AMÂNCIO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A rocha que destruiu quatro casas e deixou 15 feridos em Vila Velha (ES), na última sexta-feira (1), caiu por causas naturais. É isso o que sugere um relatório da Defesa Civil do Espírito Santo e da prefeitura, divulgado nesta terça (5), sobre os prováveis motivos do acidente.
A administração acredita que o deslizamento no morro da Boa Vista ocorreu por "meteorização", um processo natural de desintegração de rochas, o que levou ao desprendimento do solo.
A secretaria municipal de Assistência Social registrou, até esta segunda (4), 400 famílias (1.328 pessoas) desalojadas. A prefeitura precisou isolar a área do acidente para remover as rochas menores e fixar a pedra que caiu.
Do total, 111 pessoas estão abrigadas na escola municipal Jairo de Mattos, que fica no mesmo bairro. Segundo a prefeitura, ainda há famílias na região do acidente, que estão sendo notificadas para deixarem suas casas.
De acordo com o prefeito Rodney Miranda (DEM), a administração vai fixar a pedra que causou o acidente com estacas e amarrar rochedos maiores com cabos de aço. Nesta terça, o governo local começou a destruir as pedras menores que ainda corriam risco de queda.
Um relatório da Defesa Civil municipal de 2012 já apontava risco de deslizamento de rochas no morro da Boa Vista. O laudo dizia que 400 imóveis, onde viviam 2 mil pessoas, estavam em situação de risco. Os agentes chegaram a simular um desastre natural, com evacuação dos moradores, a fim de prepará-los para eventuais acidentes.
O atual plano de contingência do município, que estabelece procedimentos a serem adotados em casos de emergências e desastres naturais, elaborado em 2013, também reconhecia os riscos no local. O plano cita, especificamente, o morro da Boa Vista como um dos dois locais com mais risco de deslizamento da cidade.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1881 · 30/11/2016

03 10 30 44 53 56