Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aplicativo ajuda moradores a cobrar promessas da Prefeitura de São Paulo

Loading...

GERAL

Aplicativo ajuda moradores a cobrar promessas da Prefeitura de São Paulo

FELIPE SOUZA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Líderes comunitários e conselheiros de bairros ganharam há cerca de um ano uma ferramenta para vigiar o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Desde então, o aplicativo De Olho nas Metas é usado por representantes de todas as subprefeituras da capital para acompanhar de perto a evolução de cada promessa da administração municipal.
Parte deles disseram à reportagem que a ferramenta, criada pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), possibilitou um controle maior de cada obra em andamento e facilitou a cobrança aos responsáveis. "A gente consegue acompanhar qual a porcentagem de cada meta e, em caso de atraso, perguntar o motivo para cada secretaria", afirmou a conselheira participativa da subprefeitura da Sé (centro) Dora Lima, 61.
Ela elogia o sistema, mas disse que já sugeriu à prefeitura para que o andamento das metas ocorra numa frequência maior - atualmente, feita a cada seis meses.
"O nosso papel de cobrar ficou muito mais fácil. Se uma obra para, nós vamos cobrar para saber o motivo, que pode ser atrasos ou redirecionamento de repasses para priorizar serviços ou má administração. Era muito difícil ter acesso a essas contas nas gestões anteriores", diz Lima.
Mas, além de cobrar a administração pública, o aplicativo também pode ser usado como ferramenta de organização entre os moradores.
Após a sugestão de um engenheiro que mora no bairro, o conselheiro da Vila Mariana (zona sul), José Roosevelt, 39, iniciou uma campanha para mapear todas as calçadas com problemas no bairro.
"Tiramos fotos de buracos na calçada, árvores que possam atrapalhar os pedestres etc. Quando acabarmos, vamos fazer um planejamento para melhorar a mobilidade para pedestres e levar essa demanda à subprefeitura", afirmou Roosevelt.
Todas as informações obtidas no aplicativo já eram publicadas no site da prefeitura, mas agora são direcionadas com o interesse de cada região. Para ter acesso ao aplicativo, é necessário fazer um cadastro no site do programa (deolhonasmetas.org.br).
Roosevelt, por exemplo, monitora há seis meses apenas cinco metas relacionadas à região onde ele mora.
Uma delas é a instalação de um monumento para homenagear vítimas do golpe militar de 1964, que já foi entregue. A prefeitura também entregou as dois ecopontos e está em andamento a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e um centro de acolhimento a moradores de rua.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1884 · 10/12/2016

01 04 23 32 38 59