MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Acesso a praia de Noronha continua restrito após ataque de tubarão

KLEBER NUNES RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - O acesso à baía do Sueste, em Fernando de Noronha (PE), continuará restrito até a próxima terça-feira (12). Desde o dia de Natal, atividades de lazer na praia, como banho e mergulho, são permitidas apenas entre 10h

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.01.2016, 17:50:17 Editado em 27.04.2020, 19:53:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

KLEBER NUNES
RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - O acesso à baía do Sueste, em Fernando de Noronha (PE), continuará restrito até a próxima terça-feira (12). Desde o dia de Natal, atividades de lazer na praia, como banho e mergulho, são permitidas apenas entre 10h e 15h.
A praia foi interditada no dia 21 de dezembro, depois que o turista paranaense Márcio de Castro Palma da Silva, 32, foi atacado por um tubarão. O visitante perdeu a mão direita e parte do antebraço.
A fiscalização na baía continuará reforçada. Pelo menos quatro fiscais do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) - responsável pelo parque nacional marinho - ficarão na areia orientando os banhistas e outro dois monitores acompanharão a movimentação dentro da água .
Nesta terça-feira (5), representantes do governo de Noronha e do ICMBio se reunirão com os guias do arquipélago. De acordo com a assessoria de imprensa do arquipélago, o objetivo do encontro é fazer um diagnóstico dos primeiros dez dias de restrição de entrada na baía do Sueste.
Engenheiros de pesca farão palestras, na segunda-feira (11), para os guias turísticos sobre o comportamento dos animais marinhos. Também na próxima semana, a administração de Noronha vai definir o modelo de placas educativas que serão instaladas nas praias do arquipélago. Os sinais irão alertar sobre a presença de tubarões e os cuidados a serem tomados pelos banhistas.
ATAQUE
Em entrevista à imprensa, o turista paranaense contou que já tinha feito um mergulho no local pouco antes de voltar à água, em uma área menos turva de aproximadamente dois metros de profundidade. O turista disse que foi então que percebeu a presença do tubarão, quando o animal já estava a 40 a 70 cm de distância.
O tubarão, cuja espécie ainda é desconhecida, mordeu o braço direito do turista. Márcio recebeu os primeiros socorros na praia e, no dia seguinte ao ataque, viajou para o Recife, onde foi atendido no Hospital da Restauração.
Após passar por cirurgia no HR, ele foi transferido para o hospital da Unimed Recife, na Ilha do Leite, e recebeu alta no dia 30 de dezembro.
Este foi o primeiro ataque de tubarão registrado em Fernando de Noronha nos últimos 23 anos, quando começou o monitoramento. Em Pernambuco, entre o Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul, e Paulista, no litoral norte, houve 61 ataques, com 24 mortes.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Acesso a praia de Noronha continua restrito após ataque de tubarão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!