Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasil diz que resultado de eleições na Venezuela deve ser respeitado

Loading...

GERAL

Brasil diz que resultado de eleições na Venezuela deve ser respeitado

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (5), o governo brasileiro expressou que deve ser “plenamente respeitada” a “vontade soberana do povo venezuelano”, demonstrada nas urnas no início de dezembro, quando a oposição ganhou a maioria absoluta dos assentos na Assembleia Legislativa.
A nota veio horas antes da posse da nova Assembleia em Caracas.
Com clareza, o comunicado do Itamaraty destaca que os resultados oficiais “foram divulgados e validados pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela e prontamente reconhecidos, na ocasião, por todas as forças políticas do país”.
“O governo brasileiro confia que será plenamente respeitada a vontade soberana do povo venezuelano, expressada de forma livre e democrática nas urnas”, diz o texto.
Na última semana, o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela (TSJ) impugnou os resultados das urnas no Estado de Amazonas, sob alegação de compra de votos. Com a decisão, três deputados opositores eleitos não poderão assumir suas funções ­e, sem os três, a oposição perderia a supermaioria conquistada nas urnas.
A opositora MUD (Mesa da Unidade Democrática) já disse que pretende empossar todos os seus 112 deputados eleitos e acusa o governo Maduro de um “golpe judicial” para prejudicar a oposição.
O comunicado do Itamaraty lembra ainda que a lisura das eleições, “que contaram com expressiva participação dos eleitores, foi atestada, entre outras, pela missão eleitoral da Unasul”, com apoio e participação brasileiras.
“O governo brasileiro (...) confia que serão preservadas e respeitadas as atribuições e prerrogativas constitucionais da nova Assembleia Nacional venezuelana e de seus membros, eleitos naquele pleito”, diz o texto.
Em tom mais duro que o habitual, a nota destaca: “Não há lugar, na América do Sul do século 21, para soluções políticas fora da institucionalidade e do mais absoluto respeito à democracia e ao Estado de Direito.”
No texto, o governo brasileiro pede que todos os atores políticos venezuelanos “mantenham e aprimorem o diálogo e a boa convivência, que devem ser a marca por excelência das sociedades democráticas”.
Abaixo, a íntegra da nota do Ministério das Relações Exteriores brasileiro:
“O governo brasileiro acompanha com atenção e interesse os desdobramentos das eleições legislativas venezuelanas realizadas no último dia 6 de dezembro, saúda a instalação da nova Assembleia Nacional venezuelana e insta todos os atores políticos venezuelanos a manter e aprimorar o diálogo e a boa convivência, que devem ser a marca por excelência das sociedades democráticas.
A lisura do pleito de 6 de dezembro, que contou com expressiva participação dos eleitores, foi atestada, entre outras, pela Missão Eleitoral da Unasul, chefiada pelo ex-presidente da República Dominicana Leonel Fernández, com apoio e participação brasileiras. Seus resultados oficiais foram divulgados e validados pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela e prontamente reconhecidos, na ocasião, por todas as forças políticas do país.
Como afirmou em outras ocasiões, o governo brasileiro confia que será plenamente respeitada a vontade soberana do povo venezuelano, expressada de forma livre e democrática nas urnas. Confia, igualmente, que serão preservadas e respeitadas as atribuições e prerrogativas constitucionais da nova Assembleia Nacional venezuelana e de seus membros, eleitos naquele pleito.
Não há lugar, na América do Sul do século 21, para soluções políticas fora da institucionalidade e do mais absoluto respeito à democracia e ao Estado de Direito.”

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

JANDAIA DO SUL 21/02

GERALDA GARCIA DE OLIVEIRA, 74 anos
CARLOS ORTIS SANCHES, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57