Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasil diz que resultado de eleições na Venezuela deve ser respeitado

Loading...

GERAL

Brasil diz que resultado de eleições na Venezuela deve ser respeitado

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (5), o governo brasileiro expressou que deve ser “plenamente respeitada” a “vontade soberana do povo venezuelano”, demonstrada nas urnas no início de dezembro, quando a oposição ganhou a maioria absoluta dos assentos na Assembleia Legislativa.
A nota veio horas antes da posse da nova Assembleia em Caracas.
Com clareza, o comunicado do Itamaraty destaca que os resultados oficiais “foram divulgados e validados pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela e prontamente reconhecidos, na ocasião, por todas as forças políticas do país”.
“O governo brasileiro confia que será plenamente respeitada a vontade soberana do povo venezuelano, expressada de forma livre e democrática nas urnas”, diz o texto.
Na última semana, o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela (TSJ) impugnou os resultados das urnas no Estado de Amazonas, sob alegação de compra de votos. Com a decisão, três deputados opositores eleitos não poderão assumir suas funções ­e, sem os três, a oposição perderia a supermaioria conquistada nas urnas.
A opositora MUD (Mesa da Unidade Democrática) já disse que pretende empossar todos os seus 112 deputados eleitos e acusa o governo Maduro de um “golpe judicial” para prejudicar a oposição.
O comunicado do Itamaraty lembra ainda que a lisura das eleições, “que contaram com expressiva participação dos eleitores, foi atestada, entre outras, pela missão eleitoral da Unasul”, com apoio e participação brasileiras.
“O governo brasileiro (...) confia que serão preservadas e respeitadas as atribuições e prerrogativas constitucionais da nova Assembleia Nacional venezuelana e de seus membros, eleitos naquele pleito”, diz o texto.
Em tom mais duro que o habitual, a nota destaca: “Não há lugar, na América do Sul do século 21, para soluções políticas fora da institucionalidade e do mais absoluto respeito à democracia e ao Estado de Direito.”
No texto, o governo brasileiro pede que todos os atores políticos venezuelanos “mantenham e aprimorem o diálogo e a boa convivência, que devem ser a marca por excelência das sociedades democráticas”.
Abaixo, a íntegra da nota do Ministério das Relações Exteriores brasileiro:
“O governo brasileiro acompanha com atenção e interesse os desdobramentos das eleições legislativas venezuelanas realizadas no último dia 6 de dezembro, saúda a instalação da nova Assembleia Nacional venezuelana e insta todos os atores políticos venezuelanos a manter e aprimorar o diálogo e a boa convivência, que devem ser a marca por excelência das sociedades democráticas.
A lisura do pleito de 6 de dezembro, que contou com expressiva participação dos eleitores, foi atestada, entre outras, pela Missão Eleitoral da Unasul, chefiada pelo ex-presidente da República Dominicana Leonel Fernández, com apoio e participação brasileiras. Seus resultados oficiais foram divulgados e validados pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela e prontamente reconhecidos, na ocasião, por todas as forças políticas do país.
Como afirmou em outras ocasiões, o governo brasileiro confia que será plenamente respeitada a vontade soberana do povo venezuelano, expressada de forma livre e democrática nas urnas. Confia, igualmente, que serão preservadas e respeitadas as atribuições e prerrogativas constitucionais da nova Assembleia Nacional venezuelana e de seus membros, eleitos naquele pleito.
Não há lugar, na América do Sul do século 21, para soluções políticas fora da institucionalidade e do mais absoluto respeito à democracia e ao Estado de Direito.”

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1881 · 30/11/2016

03 10 30 44 53 56