MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Kuait segue Arábia Saudita e convoca embaixador no Irã

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Kuait chamou de volta seu embaixador no Irã nesta terça-feira (5), disse a agência de notícias estatal Kuna, seguindo o movimento da Arábia Saudita e aliados regionais em se afastar diplomaticamente de Teerã devido ao ataque

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.01.2016, 08:59:51 Editado em 27.04.2020, 19:53:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Kuait chamou de volta seu embaixador no Irã nesta terça-feira (5), disse a agência de notícias estatal Kuna, seguindo o movimento da Arábia Saudita e aliados regionais em se afastar diplomaticamente de Teerã devido ao ataque contra a embaixada saudita por manifestantes iranianos.
Segundo a chancelaria do Kuait, os ataques realizados contra instalações sauditas em Teerã, no sábado (2), "constituem uma flagrante infração de convenções internacionais e a violação dos compromissos internacionais do Irã com relação à segurança e à proteção de missões diplomáticas em seu território".
Não está claro como a decisão do governo do Kuait afetará suas relações diplomáticas com o regime iraniano.
Os protestos contra as missões sauditas foram uma reação à execução do clérigo xiita Nimr al-Nimr pela Arábia Saudita, no sábado (2).
O regime iraniano fez duras críticas à execução desse religioso. Nesta terça-feira, o presidente Hasan Rowhani voltou a criticar a Arábia Saudita.
"O governo saudita tomou ações estranhas e cortou suas relações diplomáticas com a República Islâmica do Irã para encobrir seus crimes", afirmou Rowhani em comunicado.
Na segunda-feira (4), Bahrein, Sudão e Emirados Árabes Unidos afastaram-se diplomaticamente do Irã, seguindo o movimento da Arábia Saudita de cortar relações com o país persa. Depois de Bahrein e Sudão romperem com o Irã, os Emirados Árabes Unidos rebaixaram o grau das relações diplomáticas com o Irã para apenas assuntos comerciais.
Também na segunda, o Conselho de Segurança da ONU condenou nos "mais duros termos" o ataque contra a embaixada saudita no Irã, e pediu aos dois países para dar passos a fim de reduzir suas tensões.
RELAÇÃO CONFLITUOSA
As relações entre Arábia saudita, de maioria sunita, e Irã, de população majoritariamente xiita, têm um histórico problemático. Sunismo e xiismo são duas seitas distintas do islã.
As disputas entre ambas as potências estão inseridas em um contexto mais amplo, com desavenças políticas e ansiedades vindas de ambos os lados por maior influência no Oriente Médio.
A Arábia Saudita apoia, por exemplo, apoia rebeldes na disputa contra o ditador sírio Bashar al-Assad, mas o Irã é um aliado do regime sírio.
No Iêmen, por sua vez, o Irã apoia os insurgentes xiiitas houthi, e a Arábia Saudita lidera uma campanha militar em apoio ao governo.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Kuait segue Arábia Saudita e convoca embaixador no Irã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!