Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mancha de lama no mar do Espírito Santo diminui 90%

Loading...

GERAL

Mancha de lama no mar do Espírito Santo diminui 90%

JOSÉ MARQUES
BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) - A área de oceano manchada pela lama da mineradora Samarco diminuiu em quase 90% na última semana, após fortes chuvas na foz do rio Doce. A diferença foi encontrada em medições feitas por órgãos que monitoram o litoral do Espírito Santo entre a terça (29) e este domingo (3).
A explicação das entidades é que a chuva diluiu a lama de rejeitos minerais que escorreu após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), a mais de 600 km de distância.
Os cálculos foram feitos pelo Iema (Instituto de Meio Ambiente do ES), pelo Ibama e pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes), por meio de GPS e sobrevoos de helicóptero. No dia 29, a área de oceano coberta pelo material era de 168 km², mas no domingo caiu para 19 km².
O Estado, no entanto, ainda não sabe as consequências dessa mudança para a vida marinha e conduz estudos na região.
Já se sabe que a possibilidade de chegada de resíduos na praia diminuiu. "Ela [a diluição] tem benefícios para a balneabilidade. Na medida em que dilui esse material, o risco [de possíveis problemas] diminui", afirma o secretário de Meio Ambiente do Espírito Santo, Rodrigo Júdice.
Segundo ele, se a lama alcançar a praia e "houver incomodo excessivo para o usuário", a recomendação do Ministério do Meio Ambiente é vedar o uso das praias. Com a dispersão do material, diz Júdice, o raio de praias que poderiam ser fechadas diminui.
De acordo com ele, até agora a lama tem se comportado como previsto e tem possibilidade "mínima" de alcançar a região da Grande Vitória.
A lama chegou ao litoral do Espírito Santo no dia 21 de novembro, 16 dias após a barragem se romper, e deixou peixes e animais aquáticos mortos no caminho. Para o secretário, a mortandade ainda está concentrada na foz. As consequências da chegada da lama ao mar só devem ser identificadas a médio e longo prazo.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

JANDAIA DO SUL 21/02

GERALDA GARCIA DE OLIVEIRA, 74 anos
CARLOS ORTIS SANCHES, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1904 · 18/02/2017

12 15 18 21 51 56