MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Avô de garoto-propaganda do EI diz que criança é usada como escudo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Vamos matar os kafir [infiéis] dali", diz em inglês o menino, provavelmente com menos de cinco anos, vestindo roupa camuflada e apontando para o horizonte. São as últimos segundos de um vídeo atribuído à facção terrorista E

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.01.2016, 20:18:25 Editado em 27.04.2020, 19:53:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Vamos matar os kafir [infiéis] dali", diz em inglês o menino, provavelmente com menos de cinco anos, vestindo roupa camuflada e apontando para o horizonte.
São as últimos segundos de um vídeo atribuído à facção terrorista Estado Islâmico divulgado no domingo (3), com o assassinato de cinco homens acusados pelos milicianos de serem espiões do governo britânico.
Segundo o programa de TV Channel 4 News, a criança em questão é Isa, filho de uma londrina que se converteu ao islã e se mudou para a Síria anos atrás.
O programa entrevistou Henry Dare, que diz ser o avô da criança e pai de Khadijah, a mãe do garoto, a qual também já teria aparecido em outros vídeos de propaganda do EI. "Ele não sabe de nada. Ele é um menino. Estão usando-o como escudo", diz Dare sobre o neto.
Channel 4
Khadijah Dare foi criada em Lewisham como cristã e com o nome de Grace. Sua família havia se mudado para o Reino Unido da Nigéria em 1987. A jovem se converteu ao islã durante a adolescência, mudou de nome e então viajou para a Síria.
Khadijah, seu marido e seu filho participaram de inúmeras propagandas da milícia. Em 2014, ela postou uma imagem no Twitter em que mostrava Isa, então com quatro anos, sorrindo e segurando um fuzil. Também há vídeos em que ela conta sobre sua vida na Síria e treina com uma Kalashnikov.
Segundo o jornal britânico "The Guardian", Khadijah é a primeira ocidental que se sabe a ter viajado à Síria para se juntar a extremistas. "Quero ser a primeira mulher britânica a matar um terrorista norte-americano ou britânico", disse ela, em certa ocasião.
De acordo com Dare, a filha esporadicamente tenta entrar em contato com a família por telefone. No entanto, ele diz que ignora suas ligações, por ela "ter trazido vergonha para nossa família e para ela mesma".
As autoridades londrinas disseram ao "The Guardian" que não puderam confirmar a identidade da criança que aparece nas imagens
AMEAÇAS
No vídeo, com quase onze minutos, um homem mascarado e com sotaque britânico diz que a facção invadirá o Reino Unido. Ele zomba do primeiro-ministro David Cameron, a quem chama de "escravo da Casa Branca" e "imbecil" por crer que pode derrotar "com um punhado de aviões" o "poderoso" Estado Islâmico na Síria e no Iraque. Em dezembro, o Reino Unido iniciou ataques aéreos contra alvos da facção na Síria, como parte de uma coalizão internacional liderada pelos EUA.
Cameron disse que o país não se deixará intimidar pelo vídeo, que classificou como uma "propaganda desesperada" de uma milícia que vem perdendo espaço.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Avô de garoto-propaganda do EI diz que criança é usada como escudo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!