MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Coalizão liderada pela Arábia Saudita encerra trégua no Iêmen

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A coalizão árabe, liderada pela Arábia Saudita, anunciou neste sábado (2) que encerrou o cessar-fogo declarado no Iêmen em 15 de dezembro. Em comunicado, o grupo afirmou que a trégua foi encerrada às 14h (9h em Brasília) dia

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.01.2016, 10:41:23 Editado em 27.04.2020, 19:53:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A coalizão árabe, liderada pela Arábia Saudita, anunciou neste sábado (2) que encerrou o cessar-fogo declarado no Iêmen em 15 de dezembro.
Em comunicado, o grupo afirmou que a trégua foi encerrada às 14h (9h em Brasília) diante dos contínuos ataques de mísseis dos rebeldes houthis contra o território saudita. Segundo o grupo, os rebeldes ainda atiraram contra postos fronteiriços sauditas, dificultaram transporte de comboios com ajuda humanitária e bombardearam civis nas cidades sob seu controle.
Forças aliadas aos rebeldes informaram neste sábado (2) que disparam um míssil contra uma sede de segurança da cidade de Abha, no sul da Arábia Saudita. Riad afirmou que suas forças da Defesa Aérea interceptaram o míssil e destruíram a plataforma de lançamento de foguetes no Iêmen.
O período de cessar-fogo foi resultado das negociações de paz realizadas na Suíça para tentar acabar com a guerra civil que devasta o país. De um lado, estão as forças de segurança que apoiam o governo iemenita do presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi. Do outro, os rebeldes houthis, que recebem apoio do Irã.
A Arábia Saudita e outros países árabes do golfo Pérsico intervieram no Iêmen no final de março para reconduzir ao poder o governo iemenita, apoiado pela Arábia Saudita, mas após oito meses de bombardeios os houthis ainda controlam a capital, Sanaa.
Grupos de defesa dos direitos humanos têm manifestado preocupação com o crescente número de mortes causadas pelos bombardeios e combates terrestres nesse país pobre.
Mais de 5.600 pessoas morreram no conflito e o enviado pela Organização das Nações Unidas para buscar uma saída pela diplomacia ainda não conseguiu uma solução política ou a desaceleração do ritmo dos combates.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Coalizão liderada pela Arábia Saudita encerra trégua no Iêmen"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!