Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Arábia Saudita executa clérigo xiita e mais 46 acusados de terrorismo

Loading...

GERAL

Arábia Saudita executa clérigo xiita e mais 46 acusados de terrorismo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Arábia Saudita executou neste sábado (2) 47 acusados de pertencer a grupos terroristas e planejar ataques ao país. Entre os mortos, está o proeminente clérigo xiita dissidente Nimr Baqir al Nimr.
O Ministério de Interior informou que a maioria era de nacionalidade saudita, exceto por um egípcio e um chadiano.
As acusações incluem ainda a promoção da ideologia "takfiri" (extremista sunita), assassinato, sequestro, fabricação de explosivos e posse de armas.
Já o clérigo Nimr foi sentenciado à pena capital por desobedecer as autoridades, instigar a violência sectária e ajudar a células terroristas.
Ele foi detido em julho de 2012 por apoiar os distúrbios contra as autoridades sauditas em fevereiro do ano anterior, na província de Al Qatif, no leste do país, de maioria xiita.
Sua condenação à morte levantou um forte mal-estar entre a comunidade xiita saudita e foi também criticada por importantes aiatolás do Irã, a potência xiita rival da Arábia Saudita.
Entre os executados estão os condenados pelos ataques a vários complexos residenciais de Riad, em 2004, além dos atentados a sedes de empresas petrolíferas na província de Al Jabar, ao Ministério do Interior, às sedes da Forças de Emergência e ao consulado americano em Jidá, todos em 2005.
Grupos islâmicos extremistas lançaram em maio de 2003 uma campanha de atentados contra estrangeiros que trabalham no país e instalações petrolíferas para desestabilizar o regime. As forças sauditas responderam com operações de grande escala e a prisão e condenação de centenas de pessoas por terrorismo.
A Arábia Saudita executou mais de 140 pessoas em 2015, o primeiro ano de reinado de Salman bin Abdelaziz. No ano anterior, 88 condenados foram mortos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60