Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Oposição pede proteção militar para posse de antichavistas

Loading...

GERAL

Oposição pede proteção militar para posse de antichavistas

SAMY ADGHIRNI
CARACAS, VENEZUELA (FOLHAPRESS) - Líderes da aliança opositora venezuelana MUD (Mesa da Unidade Democrática) pediram nesta sexta-feira (1º) às Forças Armadas que protejam a posse da nova maioria antichavista na Assembleia Nacional unicameral na próxima terça-feira (5).
O pedido surge em meio a ameaças de grupos chavistas armados de tomar a sede do Parlamento no dia de início da nova legislatura.
"Fazemos um chamado público para que cumpram, de novo, seu dever institucional, como garantes da Constituição e da Nação, de proteger o poder Legislativo", escreveu em comunicado o deputado Julio Borges, um dos favoritos na disputa interna da MUD pela presidência da assembleia.
Borges se referia à tese de que as Forças Armadas tiveram de intervir nos bastidores do dia da eleição, em 6 de dezembro, para impedir que o governo do presidente Nicolás Maduro fizesse algo para sabotar a arrasadora vitória da MUD.
Outro apelo aos militares foi divulgado no Twitter pelo deputado Henry Ramos Allup, também cotado para chefiar o Legislativo. Ramos Allup se disse seguro de que as Forças Armadas "garantirão a ordem pública na posse constitucional."
MANOBRAS
Além das ameaças de hostilidade física, o governo também vem recorrendo a manobras institucionais polêmicas para torpedear o novo Legislativo.
A suprema corte, chavista, proibiu três deputados opositores de tomar posse sob o aparente pretexto de compra de votos.
O governo também trocou 13 dos 32 juizes da suprema corte por magistrados mais leais. Maduro aprovou, ainda, a criação de um Parlamento Comunal para esvaziar poderes do Legislativo.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41