MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ministro da Saúde é vaiado em encontro de movimentos em defesa do SUS

NATÁLIA CANCIAN BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro da Saúde, Marcelo Castro, foi alvo de fortes vaias durante a abertura da 15ª Conferência Nacional de Saúde, evento que reúne conselhos de saúde e movimentos em defesa do SUS. As vaias ocorreram apó

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.12.2015, 06:44:00 Editado em 27.04.2020, 19:54:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NATÁLIA CANCIAN
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro da Saúde, Marcelo Castro, foi alvo de fortes vaias durante a abertura da 15ª Conferência Nacional de Saúde, evento que reúne conselhos de saúde e movimentos em defesa do SUS.
As vaias ocorreram após ser chamado para integrar a mesa no palco de abertura e ao ser chamado para realizar o discurso. A organização estima que 5 mil pessoas tenham participado do primeiro dia do encontro no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.
Esse foi uma das mais fortes reações negativas enfrentadas pelo ministro desde que assumiu o cargo, em meio a críticas sobre a decisão do Planalto de repassar ministérios ao PMDB como forma de driblar a crise política.
No encontro, Castro voltou a defender a necessidade de discutir novas fontes de arrecadação de recursos para a saúde. Mas evitou citar diretamente a proposta de uma nova CPMF. "É um caminho difícil em função da crise econômica, mas é preciso encontrar uma solução para o subfinanciamento da saúde", disse.
Também gerou impasse ao defender, durante o discurso, a participação do setor privado na saúde, "de forma complementar". Ao perceber a reação do público, aumentou o tom e defendeu que o setor privado esteja "subordinado" ao poder público - em casos como transferências de tecnologias, por exemplo.
Questionado após o evento, Castro, que é médico mas deixou de exercer a profissão há 20 anos, minimizou a reação. "As vaias vieram de 20 a 40 pessoas", afirmou.
PROTESTOS
O encontro também foi marcado por protestos contra projetos que tramitam na Câmara dos Deputados na área da saúde - caso da PEC (proposta de emenda à Constituição) 451/2014, de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que propõe que todas as empresas paguem planos de saúde aos funcionários.
Para a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro Oliveira, a proposta "é uma grave ameaça ao SUS". Questionado, Castro disse ser contrário ao projeto, mas evitou comentar os impactos da proposta.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ministro da Saúde é vaiado em encontro de movimentos em defesa do SUS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!