A Nasa, agência espacial americana, divulgou em seu twitter na manhã desta quinta-feira (16) que a sonda New Horizons captou mais de 1.200 fotos de Plutão durante sua passagem pelo planeta anão e agora tenta registrar mais detalhes sobre a região, nos confins do Sistema Solar.
Na última terça (14), o equipamento, que viaja pelo espaço há mais de nove anos, atingiu a distância mais próxima de Plutão, 12,5 mil quilômetros. O feito ajudará cientistas a descobrir mais detalhes sobre o corpo celeste e do chamado Cinturão de Kuiper. As primeiras imagens foram divulgadas em uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta e mostram as luas Hidra e Caronte. Em seguida, a equipe da New Horizons mostrou uma foto em alta resolução da superfície de Plutão, que revelou a existência de montanhas.
Os cientistas revelaram ainda que o "coração" visto na superfície do planeta anão agora tem um nome. A área foi batizada de Tombaugh Regio, em homenagem a Clyde Tombaugh, astrônomo que descobriu Plutão em 1930. A New Horizons viaja pelo espaço carregando as cinzas de Tombaugh, além de outros itens, como duas bandeiras americanas.
Fonte: Do G1, em São Paulo (Clique aqui e leia a matéria completa)
Deixe seu comentário sobre: "Sonda New Horizons, da Nasa, fez mais de 1.200 fotos de Plutão"