MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Audiência final oficializa acordo de indenização a trabalhadores contaminados em Paulínea

SÃO PAULO, SP, 5 de abril (Folhapress) - A oficialização do acordo entre as empresas BASF S/A e Raizen Combustíveis (antiga Shell) e os trabalhadores contaminados por substâncias químicas, em Paulínia (SP), está marcada para a próxima segunda-feira, no

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.04.2013, 16:32:00 Editado em 27.04.2020, 20:31:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 5 de abril (Folhapress) - A oficialização do acordo entre as empresas BASF S/A e Raizen Combustíveis (antiga Shell) e os trabalhadores contaminados por substâncias químicas, em Paulínia (SP), está marcada para a próxima segunda-feira, no TST (Tribunal Superior do Trabalho), em Brasília.

Em reuniões e audiências anteriores, as partes concordaram com o pagamento de indenização de R$ 200 milhões por danos morais coletivos, de indenizações individuais proporcionais ao tempo de serviço e de plano de saúde a todos os ex-funcionários e dependentes. As informações são da Agência Brasil.

Deverão participar da audiência final de conciliação os representantes dos trabalhadores, contaminados entre as décadas de 1970 e 1980; das empresas; do sindicato dos Químicos Unificados; da Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas (Atesq); o presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula; e a ministra relatora do processo, Delaíde Alves Miranda Arantes.

A antiga fábrica de Paulínia, produtora de agrotóxicos, ficou em atividade entre 1974 e 2002. A indústria contaminou o solo e as águas subterrâneas da região com produtos químicos como os pesticidas clorados Aldrin, Endrin e Dieldrin, compostos por substâncias cancerígenas.

No total, 1.068 pessoas, entre ex-trabalhadores e dependentes, fizeram parte do processo em que as empresas foram condenadas por exposição aos componentes tóxicos.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Audiência final oficializa acordo de indenização a trabalhadores contaminados em Paulínea"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!