MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Conheça Andrea Kimi Antonelli, piloto de 17 anos da Mercedes comparado a Hamilton e Verstappen

A temporada 2023 da Fórmula 1 já estava decidida quando a competição desembarcou nos Emirados Árabes Unidos para o Grande Prêmio de Abu Dabi, última etapa do ano. Com o tricampeonato garantido para o holandês Max Verstappen, da Red Bull, as atenções se vo

Rodrigo Sampaio (via Agência Estado)

·
Escrito por Rodrigo Sampaio (via Agência Estado)
Publicado em 16.12.2023, 08:00:00 Editado em 16.12.2023, 08:07:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A temporada 2023 da Fórmula 1 já estava decidida quando a competição desembarcou nos Emirados Árabes Unidos para o Grande Prêmio de Abu Dabi, última etapa do ano. Com o tricampeonato garantido para o holandês Max Verstappen, da Red Bull, as atenções se voltaram para outros atores. Entre eles, o prodígio italiano Andrea Kimi Antonelli, de apenas 17 anos, da equipe Prema. Ele percorreu o circuito de Yas Marina como se fosse um veterano e registrou o segundo melhor tempo nos testes da Fórmula 2, a categoria de acesso à elite do automobilismo.

continua após publicidade

O desempenho não surpreendeu os especialistas, que já comparam a promessa com nomes de peso, como o heptacampeão Lewis Hamilton e o próprio Verstappen.

Natural de Bolonha, cidade situada ao norte da Itália, Antonelli entrou para o programa de desenvolvimento de pilotos da Mercedes em 2019, quando tinha 13 anos - o projeto é o mesma que ajudou a revelar o inglês George Russell e o francês Esteban Ocon, da Alpine. A assinatura aconteceu após o jovem conquistar o título da WSK Euro Series, competição europeia de kart, na categoria OK-Junior, correndo pela Academia Rosberg, do ex-piloto da F-1 Nico Rosberg.

continua após publicidade

O automobilismo desde sempre esteve presente na vida de Antonelli. Seu pai, Marco, que foi piloto do Campeonato Europeu de Carros de Turismo, é dono da equipe de kart AKM Motorsport e está sempre no paddock acompanhando as competições do filho. Apesar do nome do meio do prodígio italiano ser o mesmo de Kimi Raikkonen, campeão da F-1 pela Ferrari, em 2007, a escolha não foi uma homenagem ao finlandês. "Foi uma ideia de um amigo do meu pai. Eles queriam me dar um nome do meio estrangeiro e escolheram Kimi porque soava bem", disse ele, ao site italiano Live GP.

CHEFE DA MERCEDES ACOMPANHA O GAROTO

Para fechar contrato com Antonelli, a Mercedes precisou vencer a concorrência da Ferrari, equipe do país-natal do competidor. Desde então, Toto Wolff, chefe do time alemão, acompanha o piloto de perto e já orientou a joia a tomar aulas de inglês para conseguir se comunicar quando chegar a hora de ser testado nas categorias superiores. Ele já acumula cinco troféus na carreira: os campeonatos italiano e alemão de Fórmula 4 e a Taça FIA F-4, em 2022, e a Fórmula Regional do Médio Oriente e da Europa, em 2023.

continua após publicidade

Não somente o desempenho de Antonelli ao volante impressiona, mas também os seus números na F-4. O título da F-4 italiana veio com 13 vitórias em 22 corridas, e da F-4 alemã foi conquistado de maneira antecipada, com nove vitórias e três vezes em segundo lugar em 18 etapas. Depois de varrer troféus nas categorias inferiores, a expectativa era de que o prodígio fosse promovido à Fórmula 3, mas a Mercedes decidiu por colocar Antonelli direto na F-2. A decisão é justificada pelo fato de uma mudança na categoria para o próximo ano, quando os carros vão ter design semelhante ao utilizado na F-1.

Fãs de Antonelli acreditam que ele pode ser o sucessor de Hamilton na Mercedes - o contrato do inglês com a equipe alemã vai até o fim de 2025, quando o jovem completará 19 anos. Se o talento do italiano é comparado ao do heptacampeão, a faceta em queimar etapas lembra Verstappen, que pulou da F-3 para a F-1 e estreou na categoria principal do Mundial com apenas 16 anos, em 2015, pela Toro Rosso. O holandês é o piloto mais jovem a vencer uma corrida na Fórmula 1, quando levou o GP da Espanha, no ano seguinte, aos 17 anos.

Torcedores italianos também acreditam que Antonelli pode ser o piloto que vai encerrar o jejum de títulos do país na Fórmula 1. O último a vencer foi Alberto Ascari, pela Ferrari, em 1952. Apesar da empolgação, Toto Wolff prega cautela para não "queimar" o jovem. "Desde que trabalhamos juntos, Kimi mostrou ter todos os requisitos. Mas não só isso, gosto muito dele como garoto e da sua personalidade, e ele tem um ambiente familiar fantástico ao seu redor que o ajuda a manter sempre os pés no chão", disse o chefe da Mercedes, em entrevista à edição italiana do site Motorsport.

"Ele tem um grande talento e pode contar com os valores importantes que vêm de sua família. Kimi ainda está nos estágios iniciais de sua jornada e acho que ele tem um futuro brilhante pela frente, que será seu se continuar dando um passo de cada vez. Além disso, é ótimo para mim trabalhar com ele e seu pai, duas pessoas que têm os pés bem assentes no chão", declarou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Conheça Andrea Kimi Antonelli, piloto de 17 anos da Mercedes comparado a Hamilton e Verstappen"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!