MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Carille explica a evolução no ataque do Corinthians e cita entrosamento

DASSLER MARQUES E DIEGO SALGADO SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Corinthians é dono de uma campanha histórica no Campeonato Brasileiro e obteve marcas impressionantes por meio de solidez defensiva e efetividade no ataque. A condição de segundo melhor at

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.08.2017, 10:15:04 Editado em 09.08.2017, 10:15:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DASSLER MARQUES E DIEGO SALGADO

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Corinthians é dono de uma campanha histórica no Campeonato Brasileiro e obteve marcas impressionantes por meio de solidez defensiva e efetividade no ataque. A condição de segundo melhor ataque da competição traz à tona a evolução ofensiva do time do técnico Fábio Carille.

No turno inicial do Brasileirão, o Corinthians marcou 32 gols e só ficou atrás do Grêmio, com 35. O time alvinegro, porém, mostrou-se bem efetivo no ataque, num cenário bem distinto dos primeiros jogos da temporada.

continua após publicidade

Em meados de março, por exemplo, ainda nas primeiras semanas do trabalho comandado por Carille, o Corinthians enfrentava dificuldades para transformar as chances em gols. À época, a equipe precisava de quase 13 finalizações para marcar um gol, o dobro dos rivais Palmeiras, Santos e São Paulo.

Cinco meses depois, o cenário é oposto. O Corinthians do Campeonato Brasileiro aumentou a efetividade ao marcar um gol a cada 6,6 conclusões ao gol. O São Paulo, por sua vez, necessita de 11,4 chutes, contra 8,4 de Palmeiras e Santos. Já o Grêmio apresenta números similares aos do líder, com um gol a cada 6,4 finalizações.

Para o técnico Fábio Carille, a evolução corintiana passa, sobretudo, pelo entrosamento dos setores de meio-campo e ataque, obtido ao longo dos 47 jogos disputados na temporada 2017.

continua após publicidade

"É esperar a oportunidade certa, não chutar de qualquer jeito, porque qualidade a gente tem. A questão do tempo é fundamental para uma engrenagem funcionar", disse o treinador alvinegro à reportagem.

Desde as primeiras semanas à frente do Corinthians, Carille sempre frisou que o primeiro estágio do trabalho estava ligado à melhora defensiva, característica que o Corinthians mantém fortalecida com apenas nove gols sofridos em 19 jogos do Brasileirão.

No ataque, a efetividade é observada com mais nitidez em algumas partidas específicas. No clássico com o Palmeiras, o Corinthians concluiu três vezes e conseguiu marcar dois gols. Diante do Vasco, foram cinco gols em dez tentativas. Na última rodada, a equipe venceu o Sport por 3 a 1 após concluir oito vezes.

continua após publicidade

"É questão de criar oportunidades mais claras. Acontece que, com a equipe cada vez mais entrosada, e sempre deixei claro que a parte ofensiva levaria mais tempo e exige entrosamento, tempo, um conhecer mais o outro, a gente chega com chances mais claras", explicou Carille.

Um dos números que manifestam essa paciência do Corinthians e evolução da criatividade é o número de cruzamentos. Segundo o Footstats, o time de Carille é o segundo que menos alça bolas na área em todo o Campeonato Brasileiro. O dado é consequência de uma tomada de decisão mais assertiva com a bola, em que as bolas só saem dos lados do campo, normalmente, quando há a possibilidade de criar mesmo perigo para o adversário.

O Corinthians é líder do Brasileirão com 47 pontos conquistados, oito a mais que o Grêmio, segundo colocado. O time paulista só volta a campo no próximo dia 19, para enfrentar o Vitória em Itaquera, pela segunda rodada do returno -a partida contra a Chapecoense, que seria disputada no próximo fim de semana em Santa Catarina, foi adiada para o dia 23.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Carille explica a evolução no ataque do Corinthians e cita entrosamento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!