MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

ATUALIZADA - Criticado por colegas, Sampaoli será técnico da seleção argentina

ALEX SABINO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Jorge Sampaoli, 57, que será anunciado oficialmente até o início de junho como novo técnico da seleção argentina, tem uma tatuagem no antebraço esquerdo. "No escucho y sigo, porque mucho de lo que está prohibido me

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.05.2017, 20:40:09 Editado em 26.05.2017, 23:15:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ALEX SABINO

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Jorge Sampaoli, 57, que será anunciado oficialmente até o início de junho como novo técnico da seleção argentina, tem uma tatuagem no antebraço esquerdo. "No escucho y sigo, porque mucho de lo que está prohibido me hace vivir" ("Não escuto e sigo, porque muito do que está proibido me faz viver", em espanhol), diz o texto. É o trecho de "Prohibido", música da banda de rock Callejeros.

O vocalista do grupo, Patricio "Pato" Fontanet, cumpre pena de sete anos na penitenciária de Ezeiza, em Buenos Aires, pela tragédia que ficou conhecida como Cromañon. Durante o show do conjunto em 2004, uma pessoa na plateia acendeu um sinalizador, causando pânico. Foi uma das maiores tragédias da história argentina, com 194 mortos e 1.400 feridos.

continua após publicidade

Sampaoli é amigo de Fontanet e lidera, já há alguns anos, campanha pela sua libertação. É uma fixação que se encaixa sob medida na personalidade obsessiva do técnico que terá a missão de levar a Argentina para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

O Sevilla, time espanhol no qual o treinador trabalhava, anunciou nesta sexta-feira (26) que chegou a um acordo com a AFA (Associação do Futebol Argentino) para rescindir o contrato do técnico.

"Não basta eu dizer que Sampaoli vive futebol. Isso não lhe faria justiça. Ele sabe o que acontece em todos lugares e com todos os jogadores. É inacreditável", disse Arturo Vidal, seu comandado na seleção chilena.

continua após publicidade

Jogador que teve de abandonar a carreira aos 20 anos após fratura na tíbia, Sampaoli é escolha quase unânime entre dirigentes e preferido dos torcedores, mas não conta com a simpatia de colegas.

"Se Sampaoli é o melhor técnico para assumir a seleção, acho que precisamos encerrar a escola de treinadores no país e começar tudo de novo", disse Carlos Bilardo, que levou à Argentina ao título mundial de 1986 e ao vice em 1990. "O que ele ganhou? É muita fumaça e pouco fogo."

Sampaoli foi campeão chileno e da Copa Sul-Americana com a Universidad de Chile. Com a seleção desse país, conquistou o inédito título da Copa América, em 2015.

continua após publicidade

Não havia como duas pessoas como Sampaoli e Bilardo se entenderem. O primeiro proibiu os atletas de fazerem sexo durante a Copa do Mundo de 2014. O segundo, quando comandava o Estudiantes, insistia que jovens jogadores cortassem troncos de árvores com machados para "ganharem músculos".

Sampaoli é fã confesso de Marcelo Bielsa, discípulo do técnico Cesar Menotti, campeão mundial em 1978. Sua admiração é tão grande que, ao encontrá-lo pela primeira vez, emudeceu. Uma loucura que até "El Loco" Bielsa achou estranho. Menotti é inimigo de Bilardo.

continua após publicidade

Outros treinadores acham Sampaoli antipático e inacessível. Já poderia ter sido o escolhido para dirigir a seleção em julho de 2016, mas o ocupante do cargo, Gerardo "Tata" Martino, fez de tudo para que isso não acontecesse.

Victor Taboada, gerente da AFA, chegou a lhe oferecer o emprego. À espera da vaga, Sampaoli negociava também com o Sevilla. Martino adiou a saída até que o colega resolvesse que não poderia mais esperar. Oito dias depois de Sampaoli assinar com o clube espanhol, Tata comunicou que deixaria o cargo.

Ter vontade de ferro e convicções imutáveis será um cenário interessante na Argentina, que mantém a mesma base desde a Copa de 2010. Para parte da imprensa local, a equipe se tornou uma confraria capitaneada por Messi e Mascherano. Mas ninguém, em sã consciência, defende a ideia de que ambos sejam excluídos das convocações.

Suas equipes têm estilo vertical, direto, sem jamais renunciar ao jogo ofensivo.

Foi assim que o Chile de Sampaoli quase eliminou o Brasil nas oitavas de final da última Copa de 2014. No último lance da prorrogação, Pinilla acertou um chute no travessão. A seleção brasileira venceu nos pênaltis.

Mesmo na época, já havia um lobby por Sampaoli na AFA. Agora não há nenhum Martino para atrapalhar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Criticado por colegas, Sampaoli será técnico da seleção argentina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!