MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

CBF planeja convidar times em montagem de 'rede de espionagem' para a Copa

PEDRO IVO ALMEIDA RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Com a seleção brasileira classificada para a Copa do Mundo de 2018, Tite e sua comissão técnica já planejam o trabalho visando a disputa do Mundial na Rússia. E uma das preocupações no momento é com

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.05.2017, 10:15:04 Editado em 03.05.2017, 10:15:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

PEDRO IVO ALMEIDA

continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Com a seleção brasileira classificada para a Copa do Mundo de 2018, Tite e sua comissão técnica já planejam o trabalho visando a disputa do Mundial na Rússia. E uma das preocupações no momento é com a rede de monitoramento de possíveis adversários no torneio.

Para suprir a demanda e conseguir ter uma análise mais profunda das outras 31 seleções participantes da Copa, a CBF definiu um plano inédito: convocar os clubes do futebol brasileiro e montar uma espécie de "rede de espionagem" com o objetivo de ter um relatório mais aprofundado de cada equipe classificada para o Mundial.

continua após publicidade

A CBF pretende acionar os departamentos de análise de desempenho dos times brasileiros e passar a cada um deles a missão de monitorar uma equipe classificada para a Copa do Mundo.

O coordenador de seleções, Edu Gaspar, entende que não seria possível ter uma análise detalhada de todas as equipes. Com isso, definiu o modelo que visa integrar cada vez mais futebol brasileiro e seleção brasileira. A CBF pretende conversar com os clubes em breve para apresentar e alinhar o plano.

No modelo pensado pela confederação, representantes dos clubes que fizerem os relatórios das três seleções que estarão no grupo do Brasil ainda estariam com a comissão técnica na Rússia, em uma "premiação" pelo trabalho. Aqueles que fizerem os melhores trabalhos ainda poderão viajar para a Copa e servir como "espiões" de possíveis adversários no Mundial.

continua após publicidade

CASA NA RÚSSIA

Na esteira dos preparativos para a Copa, Edu Gaspar, Tite e o estafe da seleção já estudam as opções de cidades que podem servir de base para a equipe na Rússia. Nas anotações da comissão técnica, locais como Sochi, São Petersburgo, Kazan, Samara e Moscou surgem entre os favoritos.

A definição deverá ocorrer até o final de outubro. Representantes da CBF embarcam para o país-sede da Copa após os jogos de setembro, pelas Eliminatórias, e esperam bater o martelo semanas depois.

continua após publicidade

A comissão técnica entendeu que não seria necessário esperar a tabela do Mundial -sorteio ocorre em dezembro- para definir a cidade. Na avaliação do estafe da CBF, o fato de os deslocamentos aéreos serem relativamente curtos (máximo de 3h20) minimizam a relação da base com os locais que receberão a seleção. Na visão de Edu e Tite, o mais importante é acertar uma boa estrutura de treinamentos e hospedagem.

CONVOCAÇÃO FINAL

Na questão esportiva, Tite já sabe também quantos jogos terá até o momento de fechar a lista para o torneio. A ideia do técnico é disputar 12 partidas até a convocação final para a Copa. Serão oito jogos ainda em 2017 (quatro pelas Eliminatórias e mais quatro amistosos), além de quatro no primeiro semestre de 2018 (dois amistosos em março e outros dois até maio). A dúvida fica por conta dos possíveis jogos-treinos dias antes da estreia no Mundial. Tal definição só ocorrerá no próximo ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "CBF planeja convidar times em montagem de 'rede de espionagem' para a Copa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!