MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Conmebol quer árbitro de vídeo na Libertadores e na Sul-Americana

SÃO PAULO, SP (UOL/(FOLHAPRESS) - A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou nesta quarta-feira (5) que foi liberada pela Fifa para testar a tecnologia de árbitro de vídeo na Libertadores e na Copa Sul-Americana. A entidade planeja testar

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.04.2017, 16:35:08 Editado em 05.04.2017, 16:35:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (UOL/(FOLHAPRESS) - A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou nesta quarta-feira (5) que foi liberada pela Fifa para testar a tecnologia de árbitro de vídeo na Libertadores e na Copa Sul-Americana. A entidade planeja testar o recurso a partir das quartas de final de ambos os torneios.

continua após publicidade

Em comunicado publicado em seu site, a Conmebol explicou que recebeu a liberação depois de pedido feito pelo presidente Alejandro Domínguez. No começo do ano, a Fifa celebrou um acordo com a IFAB (Football International Association Board) para que os experimentos fossem realizados a partir da temporada 2017/2018 da Europa, que começa no segundo semestre deste ano, data que coincide com as quartas da Libertadores.

O recurso de árbitro de vídeo tem sido testado desde o último ano e tem contado com grande incentivo da Fifa. O presidente Gianni Infantino recentemente disse que pretende utilizar o recurso na Copa do Mundo de 2018 se os testes previstos forem aprovados.

continua após publicidade

O VAR - abreviação em inglês para assistentes de vídeos - consiste em análises de situações relativas a validação de gols, cartões vermelhos, pênaltis e dificuldades para identificar jogadores feitas por assistentes que acompanhar a partida de um escritório no estádio. Com acesso a vídeos, eles podem compartilhar opiniões com o juiz caso ocorram situações de difícil interpretação.

Os testes já realizados já provocaram polêmicas, como na semifinal do Mundial de Clubes de 2016 entre Atlético Nacional e Kashima Antlers, quando houve demora para marcação de um lance com interferência do VAR. Na ocasião, o jogo continuou normalmente por mais de um minuto até o húngaro Viktor Kassai apontar o centro da área do Atlético Nacional sinalizando a penalidade.

Já no amistoso entre França e Espanha o teste foi considerado um sucesso. Dois lances exigiram consulta do árbitro alemão Felix Zwayer ao assistente de vídeo. Griezmann, da França, anotou gol em jogada irregular e, após o tento ter sido validado, o juiz verificou com o responsável pelas imagens, que recomendou a anulação. Depois, Deulofeu balançou a rede e o bandeirinha viu impedimento. O árbitro de vídeo avisou que o espanhol estava em condição legal, e o segundo gol dos espanhóis no duelo foi validado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Conmebol quer árbitro de vídeo na Libertadores e na Sul-Americana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!