MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Federação mantém atletismo russo suspenso para o Mundial de Londres

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo) anunciou que a Rússia permanecerá suspensa para a disputa do Mundial de Atletismo, que acontecerá em Londres. A decisão foi anunciada em entrevista coletiva. "N

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.02.2017, 18:34:15 Editado em 06.02.2017, 18:35:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo) anunciou que a Rússia permanecerá suspensa para a disputa do Mundial de Atletismo, que acontecerá em Londres. A decisão foi anunciada em entrevista coletiva.

continua após publicidade

"Não haverá reintegração até a Rusada (agência antidoping russa) estiver funcionando. Em maio, eles vão começar a fazer testes e, presumidamente, se tudo estiver de acordo com o plano, será uma reintegração completa até novembro de 2017", iniciou Rune Andersen, expert em doping e membro da equipe de inspeção da Iaaf.

"O que significa que a Rússia, como uma nação, não é recomendada por nós ser reintegrada até esse momento. A participação de atletas russos é um problema diferente. Desde junho do ano passado há uma possibilidade de atletas entrarem com um pedido de licença para participar de competições internacionais. Isso ainda está em vigor e atletas russos poderão aplicar para participar", completou.

continua após publicidade

O caso atual é semelhante à decisão tomada no final do último ano. Na ocasião, o Conselho Diretor da Federação Internacional de Atletismo proibiu a Rússia de participar do Campeonato Europeu Indoor, que acontecerá entre 3 e 5 de março. Os atletas do país, no entanto, foram liberados para participar individualmente das provas, caso se submetam a exames antidoping.

ENTENDA O ESCÂNDALO

O escândalo teve início quando o antigo diretor do laboratório antidoping de Moscou, Grigory Rodchenkov, e um funcionário da agência antidoping local denunciaram à imprensa americana que 15 medalhistas russos nos Jogos de Inverno de Sochi e outros atletas foram dopados por autoridades russas.

continua após publicidade

Além disso, há relatos que agentes do Serviço Federal de Segurança, a antiga KGB, manipularam amostras de urina durante o evento poliesportivo, para evitar que algum caso fosse revelado.

Revelações feitas pela televisão pública alemã "ARD" apontam que o ministro do Esporte da Rússia, Vitaly Mutko, encobriu pelo menos um caso de doping no escândalo que envolve o atletismo do país e que incidem em um suposto programa dirigido pelo governo.

Por causa do ocorrido, a Rússia foi proibida de participar do atletismo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto passado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Federação mantém atletismo russo suspenso para o Mundial de Londres"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!