MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Para capitão, jogo mais difícil em 1970 foi contra a Inglaterra

LUIS CURRO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na vitoriosa campanha na Copa de 1970 (seis vitórias em seis partidas), Carlos Alberto considerou o jogo contra a Inglaterra -então a atual campeã mundial e com jogadores do quilate de Bobby Charlton, Bobby Moore, G

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.10.2016, 14:33:57 Editado em 25.10.2016, 14:35:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LUIS CURRO

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na vitoriosa campanha na Copa de 1970 (seis vitórias em seis partidas), Carlos Alberto considerou o jogo contra a Inglaterra -então a atual campeã mundial e com jogadores do quilate de Bobby Charlton, Bobby Moore, Geoff Hurst e Gordon Banks- o mais difícil.

No primeiro tempo, a disputa era intensa e, em uma jogada na área do Brasil, o goleiro Félix fez uma ótima defesa e, na sequência, foi atingido no rosto, não intencionalmente, por Francis Lee. Não foi o que entendeu o time brasileiro e, principalmente, Carlos Alberto.

continua após publicidade

"Eu chamei o Pelé e falei: 'Pelé, tem que dar uma nesse cara aí pra ele sossegar'. E o Pelé: 'Deixa comigo, deixa comigo'."

Porém o capitão do Brasil se antecipou. "Na primeira bola dele [Lee], eu falei: 'Não vou esperar o Pelé'. Aí eu fui e dei." Deu forte, cometendo uma falta escandalosa, mas o árbitro israelense Abraham Klein relevou e não mostrou nem o cartão amarelo.

Para o Brasil, lembrava Carlos Alberto, o lance foi um divisor na partida, a segunda do time na Copa.

continua após publicidade

"A partir dali eles sossegaram." A seleção ganhou de 1 a 0, gol de Jairzinho.

TAÇA ROUBADA

Depois, na final, Carlos Alberto Torres marcou o último gol no 4 a 1 contra a Itália. Como capitão, levantou a taça Jules Rimet, batizada em homenagem ao presidente da Fifa que organizou a primeira Copa do Mundo (em 1930), que teve um fim trágico.

continua após publicidade

Foi roubada da sede da CBF, no Rio de Janeiro, em dezembro de 1983, e seu paradeiro virou um mistério. Segundo a versão mais difundida, a Jules Rimet foi derretida e transformada em barras de ouro.

Carlos Alberto falava com pesar acerca do ocorrido.

"Aquilo foi uma grande sacanagem. Eu lembro que, no ônibus, ela foi 'sentada' ao meu lado, eu ao lado da taça, no avião [na volta da seleção brasileira do México para o Brasil] a mesma coisa, pra cuidar da taça, pra ninguém roubar. Mas aí, aqui, deixaram derreter...".

A CBF providenciou depois uma cópia.

A Jules Rimet seria do país que ganhasse primeiro três vezes a Copa do Mundo. Desde 1974, disputa-se a Taça Fifa, que não ficará para sempre com nenhuma nação. O campeão de cada Copa tem seu nome inscrito no troféu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Para capitão, jogo mais difícil em 1970 foi contra a Inglaterra"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!