MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Com G6, até times que brigam contra o rebaixamento podem ir à Libertadores

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com a confirmação de seis vagas para o Brasil através do Campeonato Brasileiro na próxima edição da Libertadores, times do meio da tabela e até os que estão ameaçado pelo rebaixamento ganharam uma esperança para tentar disputa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.10.2016, 16:19:01 Editado em 03.10.2016, 16:20:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com a confirmação de seis vagas para o Brasil através do Campeonato Brasileiro na próxima edição da Libertadores, times do meio da tabela e até os que estão ameaçado pelo rebaixamento ganharam uma esperança para tentar disputar o principal torneio sul-americano em 2017.

continua após publicidade

A dez rodadas do final do Nacional, o São Paulo é um dos clubes que vivem essa situação. Na 13ª colocação com 35 pontos, o time do Morumbi está mais próximo da zona da degola --cinco pontos a mais do que o Figueirense, primeiro clube que hoje estaria rebaixado. A equipe, porém, está sete pontos atrás do Atlético-PR, atualmente o sexto colocado e que se beneficiaria da mudança no regulamento da competição continental.

Com o formato de 20 equipes no sistema de pontos corridos implantado pela CBF em 2006, o sexto colocado no Campeonato Brasileiro teve em média 58,2 pontos.

continua após publicidade

Para atingir a média, o São Paulo precisaria de 83,3% de aproveitamento, o que corresponderia a 23 pontos. Nem Palmeiras e nem o Flamengo, principais candidatos ao título, têm esse desempenho. A equipe alviverde tem 66%, enquanto o clube carioca tem 64%.

O time dirigido por Ricardo Gomes, porém, ficaria mais perto de atingir a marca se conseguir 100% em casa até o final do campeonato. Dos últimos dez jogos, o clube será mandante em cinco: Santos, Ponte Preta, Corinthians, Grêmio e Santa Cruz. As partidas como visitante são diante do Sport, Fluminense, América-MG, Chapecoense e Atlético-MG.

Atualmente, o Atlético-PR está na sexta colocação com 42 pontos. Para atingir a marca apontada como ideal, a equipe paranaense precisaria de 53,3% de aproveitamento. Hoje, tem desempenho inferior: 50%.

continua após publicidade

O Corinthians, que virou o returno na briga pelo título, somou apenas sete pontos nos últimos nove jogos e caiu para o sétimo lugar com 41 pontos, é outro pretendente por essa vaga. Com o confronto direto que ainda fará contra os paranaenses, a equipe depende apenas de si para voltar ao torneio sul-americano outra vez.

Levando em conta o histórico do Brasileiro, o clube precisaria de 56,6% de aproveitamento --a mesma marca do Botafogo-- para ficar em sexto ao final do torneio.

Em pontuação total, até o Internacional, 18º colocado, tem chances. Uma campanha quase impecável --nove vitórias e um empate-- levaria o clube aos 58 pontos. Em aproveitamento, teria que conseguir 93,3% dos pontos disputados.

O aumento de mais duas vagas para o país no torneio que virou um objeto de desejo para os torcedores foi confirmada no domingo (2) durante reunião do Comitê Executivo da Conmebol.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Com G6, até times que brigam contra o rebaixamento podem ir à Libertadores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!