MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Paraolimpíada não terá feriados e faixas exclusivas serão reduzidas no Rio

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Ao contrário do que aconteceu na Olimpíada, não haverá feriados municipais no Rio durante a Paraolimpíada, que começa na próxima quarta-feira (7) e vai até dia 18. As faixas especiais destinadas a veículos credenciados ta

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.08.2016, 20:14:35 Editado em 30.08.2016, 20:15:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Ao contrário do que aconteceu na Olimpíada, não haverá feriados municipais no Rio durante a Paraolimpíada, que começa na próxima quarta-feira (7) e vai até dia 18. As faixas especiais destinadas a veículos credenciados também serão limitadas ao entorno do Parque Olímpico.

continua após publicidade

Esses são alguns aspectos do plano de mobilidade para os Jogos apresentado nesta terça (30) pela Prefeitura do Rio. Trata-se de uma versão reduzida do que foi feito na Olimpíada.

A redução da operação se justifica, segundo a prefeitura, pelo tamanho menor do evento.

continua após publicidade

Serão 22 modalidades esportivas, contra 42 na Olimpíada; 4.350 atletas, contra 11.400 anteriormente; 2,4 milhões de ingressos disponibilizados contra 6,1 milhões no evento anterior. Já foram vendidos 1 milhão de ingressos.

As regiões dos Jogos serão as mesmas: Barra da Tijuca, Deodoro, Copacabana e Maracanã.

Os atletas começam a chegar à cidade nesta quarta (31). O esquema de mobilidade começa a valer na próxima segunda-feira (5).

continua após publicidade

TRANSPORTE

As faixas especiais serão restritas às avenidas Abelardo Bueno e Salvador Allende, que ficam no entorno do Parque Olímpico.

A linha 4 do metrô, que liga Ipanema à Barra de Tijuca, está fechada desde o fim da Olimpíada, mas será reaberta na próxima segunda para voluntários e funcionários dos Jogos. O público só poderá usá-la a partir do dia 7, mediante apresentação de ingresso. Ao contrário do que aconteceu na Olimpíada, não é necessário um cartão especial olímpico.

continua após publicidade

Haverá dois serviços expressos de BRT até o Parque Olímpico, um partindo da estação Jardim Oceânico, na Barra, outro de Vicente de Carvalho, na zona norte. O primeiro trajeto levará 20 minutos; o segundo, 45.

Para usar o serviço especial, também será preciso apresentar ingresso. Eles funcionarão das 5h à 1h.

continua após publicidade

Na cerimônia de abertura, na outra quarta, o planejamento de transporte será o mesmo adotado na Olimpíada.

O desfile militar do Dia da Independência será mantido, mas será reduzido, segundo a prefeitura, que acerta os detalhes com as Forças Armadas.

Haverá restrições na região de Copacabana entre os dias 8 a 11 e 16 a 18, devido a provas de rua.

continua após publicidade

TOCHA

A tocha paraolímpica circulará pela cidade por menos tempo na cidade do que a olímpica, um dia e meio, a partir de terça (6), após passar por Brasília (DF), Belém (PA), Natal (RN), São Paulo (SP) e Joinville (SC).

O revezamento no Rio começará no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, perto do Boulevard Olímpico, e terminará em Madureira, na zona norte.

BOULEVARD OLÍMPICO

Sucesso na Olimpíada, os boulevares olímpicos, onde o público pode assistir às competições em telões e a shows e outros eventos, serão mantidos.

No boulevard de Campo Grande, na zona oeste, estão confirmados shows de Valesca Popozuda, Belo e Projota. No da zona portuária tocarão, entre outros, o francês Nicolas Krassik e Gabriel Moura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Paraolimpíada não terá feriados e faixas exclusivas serão reduzidas no Rio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!