Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rio-2016 antecipa entrada e assume Maracanã de forma parcial em março

Loading...

ESPORTES

Rio-2016 antecipa entrada e assume Maracanã de forma parcial em março

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O comitê organizador do Jogos Olímpicos (Rio-2016) assumirá parte da operação do estádio do Maracanã em março. Isso significa que a organização irá arcar, já no mês que vem, com parte dos custos de administração e manutenção do estádio.
As responsabilidades serão compartilhadas, nos dois primeiros meses da operação, com o consórcio que explora o Maracanã, já que em 10 de abril haverá o show da banda Coldplay e há preparativos a serem feitos para o espetáculo.
A ideia da Rio-2016 é começar a fase de ensaios e adaptações no estádio que será palco da abertura das Olimpíada, a ser realizada de 5 a 21 de agosto.
O estádio ficará sem receber jogos de futebol a partir de março. A desvinculação total do comitê com o Maracanã está prevista para dezembro.
A informação foi divulgada no início da noite desta quinta-feira (18) pela Rio-2016, em teleconferência com jornalistas.
O comitê irá assumir totalmente o estádio -como se fosse o detentor da concessão pública- em maio. A partir daí não irá dividir custos com o consórcio que explora o estádio.
A organização não divulgou quanto irá custar assumir a operação do Maracanã temporariamente.
A assunção completa das responsabilidades sobre o estádio, prevista inicialmente para junho, foi antecipada em um mês pelo comitê. A antecipação foi negociada com o governo do Estado do Rio e com o consórcio que detém o direito de exploração do Maracanã.
"A cerimônia de abertura é o maior espetáculo do planeta, com a maior audiência de televisão. Assumindo o estádio mais cedo temos capacidade de conhecer melhor a estrutura e fazer mais ensaios grandes para a abertura", afirmou o diretor de Comunicações da Rio-2016, Mário Andrada, em teleconferência.
Além das cerimônias de abertura e encerramento dos jogos, o estádio também será palco de partidas de futebol do evento.
VÔLEI
O comitê também anunciou que fará eventos teste de vôlei no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste. A Rio-2016 negociou com a Confederação Brasileira de Vôlei e também com a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para realizar jogos oficiais das seleções brasileiras masculina e feminina na Arena Carioca 1 antes do início da Olimpíada. Serão disputados seis jogos em junho.
A ideia é testar a estrutura e também o comportamento da cidade em relação a competições de grande interesse do público na Barra. Será apenas um teste, já que as partidas de vôlei na Olimpíada serão disputadas no Maracanãzinho.
O Parque Olímpico reúne diversos equipamentos esportivos, parte dos quais ainda em construção. Serão disputadas partidas de basquete, handebol, pólo aquático e tênis no local, que também será palco de competições como natação, nado sincronizado, saltos ornamentais, judô e ciclismo de pista.
A ideia de usar o vôlei como teste para o público se deve ao apelo popular do esporte no Brasil.
"Sabemos que jogos de vôlei têm potencial para atrair até 10 mil pessoas por partida. Então, queremos ver como esse público irá se comportar. Mas o Maracanãzinho continuará sendo o templo sagrado do vôlei brasileiro", disse Andrada.
PARTIDAS
Cada seleção disputará três jogos, válidos por competições internacionais.
A seleção feminina disputará nos dias 9, 10 e 12 de junho partidas do Grand Prix. Os jogos serão contra as equipes de Itália, Japão e Sérvia.
Já os homens enfrentarão, também em junho, Irã (dia 16), Argentina (17) e EUA (18), pela Liga Mundial.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 19/01

FUYUKO ITO KOGA, 96 ANOS 
LEONIDIO NEVES DE CARVALHO, 35 ANOS

APUCARANA 19/01

ANA GERALDA DE JESUS, 81 anos

VANDERLI AURINO DOS SANTOS, 67 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1895 · 18/01/2017

02 03 05 10 15 34