Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Comitê diz que atletas dos EUA podem desistir por causa do zika

Loading...

ESPORTES

Comitê diz que atletas dos EUA podem desistir por causa do zika

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC, na sigla em inglês) disse a federações esportivas do país que atletas e membros de comissões técnicas podem considerar não participar da Olimpíada de 2016, no Rio, em agosto, por causa da proliferação do vírus zika no Brasil.
A mensagem foi repassada em janeiro durante uma teleconferência envolvendo membros do comitê olímpico do país e líderes de federações, de acordo com duas pessoas que participaram da reunião.
As federações foram informadas de que ninguém deve ir ao Brasil "se não se sentir confortável", disse Donald Anthony, presidente da Federação de Esgrima dos EUA.
O zika, que está se espalhando rapidamente por toda a América do Sul e Central, foi clinicamente relacionado a uma má formação cerebral conhecida como microcefalia.
O vírus, que é primo próximo da dengue e da febre chikungunya, causa febre moderada, erupção cutânea e vermelhidão nos olhos. Não existe vacina ou tratamento disponível para ele.
Procurado pela Folha de S.Paulo, o Comitê Olímpico dos EUA afirmou que a reportagem é "imprecisa". A assessoria de imprensa do órgão informou que apenas foram repassadas à federações as recomendações feitas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças do governo (CDC, na sigla em inglês), "nada mais".
Segundo o porta-voz do comitê norte-americano, Patrick Sandursky, a entidade "acompanha de perto" a situação por meio do CDC e mantém contato permanente com o COI, com a OMS (Organização Mundial de Saúde) e com a organização dos jogos do Rio.
"Além disso, estamos tomando medidas para assegurar que nossa delegação e os afiliados ao time dos EUA fiquem a par das recomendações do CDC em relação a viagens ao Brasil", disse Sandursky.
Depois de alertar a gestantes que evitem viajar ao Brasil e a outros países onde há circulação do vírus, o CDC recomendou a homens que voltaram recentemente desses países que se abstenham de ter relações sexuais com suas mulheres se elas estiverem grávidas, ou usem preservativos.
A orientação foi uma reação ao caso de uma transmissão do vírus por meio de relações sexuais no estado do Texas.
O comitê Rio 2016 também foi procurado pela reportagem e disse acreditar "que os próprios atletas farão questão de participar da Rio-2016".
O comitê informou que está em contato permanente com os governos federal, estadual e municipal em busca de informações atualizadas sobre a propagação do vírus zika e que as instalações esportivas estão sendo verificadas diariamente em busca de possíveis focos do mosquito.
Disse ainda que agosto e setembro são meses em que a incidência do mosquito cai a próximo de zero e ressaltou que a saúde e a segurança dos atletas são prioridades.
Na semana retrasada, o Comitê Olímpico Internacional (COI) garantiu às delegações que irão viajar ao Rio em agosto que o evento estará seguro em relação ao zika, mas fez um apelo aos visitantes a se protegerem enquanto estiverem na região.
O COI ofereceu aconselhamento para minimizar o risco de infecção do vírus, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e disse que os viajantes com destino ao Brasil devem consultar as agências de saúde de seus países.
Entre as recomendações está o uso de repelente de mosquito e camisas e calças de manga comprida. As mulheres com suspeita de gravidez foram incentivadas a discutir a viagem com seus planos de saúde.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1884 · 10/12/2016

01 04 23 32 38 59