MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Ex-chefe da vela diz que foi demitido por críticas à baía de Guanabara

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-CEO da World Sailing (entidade que comanda a vela no mundo) Peter Sowrey diz que foi demitido da entidade por tentar mudar os locais das provas da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio, que serão realizados em agosto. O

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.01.2016, 18:47:04 Editado em 27.04.2020, 19:53:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-CEO da World Sailing (entidade que comanda a vela no mundo) Peter Sowrey diz que foi demitido da entidade por tentar mudar os locais das provas da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio, que serão realizados em agosto.
O inglês, que deixou o cargo em dezembro, ficou cerca de cinco meses no posto.
Segundo a agência AP (Associated Press), Sowrey queria tirar as provas da baía de Guanabara, ou pelo menos ter um plano B para a disputa. "Disseram-me para me amordaçar sobre esse assunto", afirmou, sem especificar quem teria dado a recomendação.
Sowrey e o também inglês Andy Hunt, que assumiu o comando da entidade há duas semanas, citaram à AP as imagens de pontos turísticos do Rio que serão geradas pela cobertura da televisão como um fator para a manutenção do local. O ex-CEO afirmou que o plano B era mudar o evento para Búzios, a 160 km da capital do Estado.
De acordo com ele, o corpo diretivo da entidade decidiu pela sua saída. "O conselho sentiu que eu era muito agressivo. Eles basicamente votaram pela minha saída. Eu não renunciei. O conselho finalmente me disse para sair", declarou.
Para Hunt, as condições da baía não são ideais, mas ele disse que estão sendo feitos "grandes esforços" para garantir a segurança dos atletas: "Eu acho que é difícil dizer que poderia ser feito muito mais. Se houvesse recursos ilimitados, talvez poderia ser feito mais, mas tem que ser realista".
CONTAMINAÇÃO
A qualidade da água da baía de Guanabara é alvo de questionamento desde a escolha do Rio como sede da Olimpíada. Em julho, reportagem da AP mostrou que os níveis de vírus presentes nos locais de competição da baía eram altos.
Em dezembro, a agência divulgou os resultados de novos testes que apontaram que as águas são contaminadas mesmo longe da costa, onde o esgoto bruto desemboca de rios e escoadouros de águas pluviais.
Isso significa que não há fator de diluição na baía em que os eventos acontecerão e, portanto, não há redução do risco para a saúde dos atletas.
Desde que a AP expôs o risco para os atletas, autoridades olímpicas e da Organização Mundial da Saúde mudaram de opinião várias vezes quanto a realizar ou não seus próprios testes de carga viral.
"A saúde e segurança dos atletas é sempre uma prioridade máxima e não há dúvida de que a água nos locais de competição atende aos padrões relevantes", disse o Comitê Organizador da Olimpíada do Rio na última resposta à AP, em dezembro.
A organização dos Jogos também diz seguir as recomendações da OMS. "A Rio 2016 segue as orientações de especialistas da Organização Mundial da Saúde, cujas diretrizes para a segurança de águas recreacionais recomendam a classificação da água por meio de um programa regular de testes da qualidade microbiana da água."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-chefe da vela diz que foi demitido por críticas à baía de Guanabara"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!