Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aberto do Rio pode ter reencontro de árbitro brasileiro com Rafael Nadal

Loading...

ESPORTES

Aberto do Rio pode ter reencontro de árbitro brasileiro com Rafael Nadal

MARCEL MERGUIZO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma das atrações do Aberto do Rio, entre 15 e 21 de fevereiro, pode ser o reencontro entre um tenista e um árbitro.
Isso porque o ATP 500 da capital fluminense terá, além de Rafael Nadal, David Ferrer, Jo-Wilfried Tsonga e John Isner, a presença do árbitro brasileiro Carlos Bernardes.
E a relação entre Bernardes e Nadal não é das melhores nos últimos anos, ao ponto do espanhol, ex-número um do mundo, pedir à ATP (Associação de Tenistas Profissionais) que Bernardes não mais arbitrasse seus jogos. O pedido foi aceito ano passado. A escalação dele deve ser anunciada nesta semana.
No entanto, no fim do ano, o presidente da ATP Chris Kermode disse que um acordo seria feito para a proibição caísse. "Bernardes adoraria voltar a arbitrar jogos do Nadal em 2016. Vamos buscar um acordo entre eles", disse em novembro passado.
Bernardes é um dos principais árbitros do mundo e já comandou cinco finais de Grand Slam. Está confirmado para os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto.
Atual quinto colocado do ranking mundial, Nadal tem 14 títulos de Grand Slam e é considerado um dos melhores da história do tênis.
Mas não foram os encontros do brasileiro com o espanhol nas decisões dos grandes torneios do mundo que estremeceu a relação entre ambos.
Justamente no Aberto do Rio do ano passado, Nadal voltou a reclamar de Bernardes em quadra --já havia feito o mesmo em 2010 e 2012.
Desta vez, no saibro carioca, o espanhol foi advertido duas vezes pelo árbitro por demorar mais do que o permitido para sacar.
O tenista tem 25 para sacar ou é advertido. Nadal costuma demorar mais do que isso, pois segue um ritual sempre que vai recomeçar o jogo. E Bernardes deu duas advertências ao jogador na semifinal que ele perdeu para o italiano Fabio Fognini, no Rio.
Aquela seria apenas mais uma discussão entre os dois, mas depois daquela derrota em fevereiro de 2015 Nadal pediu pediu que o brasileiro deixasse de arbitrar suas partidas. Desde então, eles não estiveram juntos novamente em quadra.
Nadal já tinha reclamado de uma marcação de Bernardes em 2010, nas Finais da ATP, em jogo contra o tcheco Tomas Berdych. O espanhol ameaçou abandonar a partida em razão de uma bola que o brasileiro acreditou que foi fora, mas com ajuda de imagens deu ponto para o adversário de Nadal.
Dois anos depois, no Aberto da Austrália, mais uma vez em partida contra Berdych, reclamou de Bernardes justamente porque o brasileiro não o deixou usar o recurso tecnológico para ver se a bola pingou dentro de quadra (chamado "Olho de Falcão"). O problema é que Nadal não solicitou a imagem no momento da jogada. Ou seja, Bernardes estava certo, assim como no caso anterior.
Então aconteceu o caso no Rio, em 2015. Nadal reclamou, disse que ia pedir para não ter mais jogos dele com Bernardes em quadra e, meses depois, confirmou que fez tal solicitação à ATP. Como os dois são, respectivamente, o melhor árbitro e o melhor tenista do Aberto do Rio deste ano, a chance do reencontro é enorme.
"Estou muito feliz com a oportunidade de ir ao Rio Open novamente. Atuar no nosso país, ainda mais em um torneio grande como este, é especial. Passamos o ano todo fora de casa, então acaba sendo especial. Já fiz muitas finais pelo mundo e ter a chance de quem sabe fazer uma no Rio seria inesquecível", diz Bernardes, que não pode comentar sobre a relação com os tenistas.
O torneio, considerado o mais importante do circuito profissional na América do Sul, vai ser jogado no Jockey Club Brasileiro. Nadal ganhou o Aberto do Rio em 2014.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60