Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

CBF não autoriza torneio da Primeira Liga, mas clubes pretendem jogar

Loading...

ESPORTES

CBF não autoriza torneio da Primeira Liga, mas clubes pretendem jogar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou nesta segunda (25), em nota, que não autoriza a realização do primeiro torneio organizado pela Primeira Liga, com início marcado para esta quarta (27).
A entidade informou que pretende se reunir com os integrantes da liga, que conta com 15 clubes da Região Sul, de Minas Gerais e do Rio para discutir a inclusão da competição no calendário de 2017. O documento assinado pelo presidente em exercício da CBF, Antônio Carlos Nunes, diz que a confederação não vai autorizar a realização da competição em 2016.
Diretor jurídico da liga, o advogado Eduardo Carlezzo disse que a primeira rodada, marcada para quarta (27) e quinta (28), acontecerá normalmente.
"A posição dos clubes é que não muda nada, e o campeonato vai acontecer", disse Carlezzo.
Pela Lei Pelé, os clubes são autorizados a formar ligas e participar de competições. A Federação de Futebol do Rio não entende assim e prometeu até desfiliar os dois clubes do Rio na competição, Flamengo e Fluminense.
Estão na competição deste ano seis dos maiores clubes do Brasil -Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Inter e Grêmio.
Segundo a CBF, o calendário da Primeira Liga em 2016 desrespeita normas do ordenamento jurídico desportivo estadual, nacional e internacional, como a não observância do prazo regulamentar para que clubes e atletas disputem partidas (intervalo de 60 horas), a impossibilidade legal de que uma partida seja válida por duas competições distintas, além da observância de critérios técnicos de participação, bem como o respeito ao Estatuto do Torcedor.
A CBF autorizou que partidas amistosas sejam disputadas até 30 de janeiro, algo que já havia sido abordado pela Federação de Futebol do Rio (Ferj), que sempre foi contrária à participação de Flamengo e Fluminense, seus filiados, no torneio organizado pela Primeira Liga.
No fim da semana passada, a Ferj informou que autorizava duas datas para Flamengo e Fluminense jogarem, mas em caráter de partidas amistosas -a liga tem cinco datas para os times que chegarem à final.
A CBF informou que a decisão se baseia também na Assembleia Geral Extraordinária da CBF, realizada em 27 de outubro de 2015, que não se opôs à filiação e vinculação da liga à CBF, nem à inclusão de sua competição no calendário oficial do futebol brasileiro, "desde que cumpridas e respeitadas todas as normas e exigências que compõem o ordenamento jurídico desportivo, compreendendo inclusive os Estatutos da FIFA, Conmebol, CBF e Federações".
Uma das críticas ao calendário da liga, por exemplo, era o fato de não respeitar o período de pré-temporada, que termina apenas no próximo final de semana.
A primeira rodada da Primeira Liga tem os seguintes jogos: na quarta (27) - Fluminense x Atlético-PR (em Volta Redonda), Criciúma x Cruzeiro (Criciúma), Atlético-MG x Flamengo (Mineirão), Inter x Coritiba (Beira-Rio); na quinta (28) - América-MG x Figueirense (Belo Horizonte) e Avaí x Grêmio (Chapecó).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60