Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Relatório aponta indício de compra de votos para Japão sediar Jogos de 2020

Loading...

ESPORTES

Relatório aponta indício de compra de votos para Japão sediar Jogos de 2020

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A comissão independente instituída pela Wada (Agência Mundial Antidoping) apontou, em relatório divulgado nesta quinta-feira (14), indícios de que Tóquio pode ter comprado votos para sediar os Jogos Olímpicos de 2020.
De acordo com o documento, a Turquia, que estava na disputa para sediar o evento, perdeu o apoio de Lamine Diack, ex-presidente da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), que faz parte do COI (Comitê Olímpico Internacional), por não ter pago de US$ 4 milhões a US$ 5 milhões em forma de patrocínio.
Segundo o relatório da Wada, "os japoneses fizeram o pagamento de tal soma. E os Jogos de 2020 foram dados para Tóquio".
Uma porta-voz da Olimpíada de 2020 disse à agência de notícias Associated Press que a informação contida no documento "está além da nossa compreensão".
"Os Jogos foram atribuídos a Tóquio porque a cidade apresentou a melhor proposta. A candidatura de Tóquio foi sobre o compromisso do Japão em tratar das questões em torno da integridade do esporte", afirmou.
Em votação realizada em Buenos Aires, na Argentina, em 2013, a cidade japonesa foi eleita a sede da Olimpíada de 2020 ao vencer Istambul por 60 votos a 36 na final.
Na primeira rodada de votação, Tóquio obteve 42 votos. Madri e Istambul tiveram 26 cada. Com isso, uma nova votação foi feita e a cidade turca venceu a espanhola por 49 a 45.
Ainda no relatório divulgado na quinta, a Wada apontou extorsão no atletismo e até citou o nome do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60