MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Argentina e Uruguai querem candidatura conjunta para Copa-2030

MARIANA CARNEIRO BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Argentina e Uruguai querem apresentar uma candidatura única para sediar a Copa do Mundo de 2030. Os presidentes Mauricio Macri e Tabaré Vázquez se reuniram nesta quinta (6), na residência de veran

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.01.2016, 21:14:23 Editado em 27.04.2020, 19:53:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARIANA CARNEIRO
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Argentina e Uruguai querem apresentar uma candidatura única para sediar a Copa do Mundo de 2030.
Os presidentes Mauricio Macri e Tabaré Vázquez se reuniram nesta quinta (6), na residência de veraneio de Anchorena, perto de Colonia del Sacramento, no Uruguai.
Na saída, Macri anunciou a novidade: os dois países pretendem se preparar com antecedência para apresentar a candidatura para o mundial de futebol.
A motivação é que, em 2030, completam-se 100 anos da primeira Copa do Mundo, realizada em 1930 no Uruguai.
"Não há oportunidade melhor [de intensificar os laços] do que nos comprometermos a uma candidatura conjunta ao Mundial de 2030", disse Macri.
A Argentina sediou o evento em 1978, quando foi campeã ao vencer a seleção da Holanda na final.
GELO
A conversa entre Macri e Tabaré quebrou anos de gelo na relação dos dois vizinhos, nascida com a divergência sobre a instalação de papeleiras na margem uruguaia do Rio da Prata.
Em 2007, a Argentina recorreu à corte internacional de Haia para bloquear o funcionamento de uma papeleira, alegando que a empresa contaminaria as águas do rio que divide os dois países.
O Uruguai, por sua vez, recorreu ao Mercosul e também à corte de Haia, questionando o vizinho pelo fechamento de uma ponte liga os dois países, ocorrida em represália à instalação da papeleira.
A corte determinou que os dois países criassem um comitê para monitorar a poluição no rio da Prata, mas não impôs sanções a nenhum dos dois lados. Desde então, a relação esfriou.
Em sua visita, Macri também adiantou que a Argentina levantará as proibições impostas aos operadores marítimos de descarregar mercadorias argentinas nos portos uruguaios.
A medida tinha como objetivo incentivar a atividade nos portos argentinos, mas criou um mal-estar com o vizinho, que tem pretensões de se tornar um hub de cargas no cone sul.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Argentina e Uruguai querem candidatura conjunta para Copa-2030"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!