Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Argentina e Uruguai querem candidatura conjunta para Copa-2030

Loading...

ESPORTES

Argentina e Uruguai querem candidatura conjunta para Copa-2030

MARIANA CARNEIRO
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Argentina e Uruguai querem apresentar uma candidatura única para sediar a Copa do Mundo de 2030.
Os presidentes Mauricio Macri e Tabaré Vázquez se reuniram nesta quinta (6), na residência de veraneio de Anchorena, perto de Colonia del Sacramento, no Uruguai.
Na saída, Macri anunciou a novidade: os dois países pretendem se preparar com antecedência para apresentar a candidatura para o mundial de futebol.
A motivação é que, em 2030, completam-se 100 anos da primeira Copa do Mundo, realizada em 1930 no Uruguai.
"Não há oportunidade melhor [de intensificar os laços] do que nos comprometermos a uma candidatura conjunta ao Mundial de 2030", disse Macri.
A Argentina sediou o evento em 1978, quando foi campeã ao vencer a seleção da Holanda na final.
GELO
A conversa entre Macri e Tabaré quebrou anos de gelo na relação dos dois vizinhos, nascida com a divergência sobre a instalação de papeleiras na margem uruguaia do Rio da Prata.
Em 2007, a Argentina recorreu à corte internacional de Haia para bloquear o funcionamento de uma papeleira, alegando que a empresa contaminaria as águas do rio que divide os dois países.
O Uruguai, por sua vez, recorreu ao Mercosul e também à corte de Haia, questionando o vizinho pelo fechamento de uma ponte liga os dois países, ocorrida em represália à instalação da papeleira.
A corte determinou que os dois países criassem um comitê para monitorar a poluição no rio da Prata, mas não impôs sanções a nenhum dos dois lados. Desde então, a relação esfriou.
Em sua visita, Macri também adiantou que a Argentina levantará as proibições impostas aos operadores marítimos de descarregar mercadorias argentinas nos portos uruguaios.
A medida tinha como objetivo incentivar a atividade nos portos argentinos, mas criou um mal-estar com o vizinho, que tem pretensões de se tornar um hub de cargas no cone sul.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1881 · 30/11/2016

03 10 30 44 53 56