MAIS LIDAS
VER TODOS

Especial

Estado vai promover mutirão de cirurgia bariátrica na região de Maringá

O Governo do Estado vai promover um grande mutirão para ampliar a oferta de cirurgias bariátricas na região de Maringá. O objetivo é reduzir e, se possível, zerar a demanda por este tipo de procedimento, atendendo pacientes dos 30 municípios da abrangênci

Da Redação

·
O secretário estadual de saúde, Michele Caputo Neto, esteve na cidade para tratar do assunto.  (Foto - reprodução/Aen)
Icone Camera Foto por Reprodução
O secretário estadual de saúde, Michele Caputo Neto, esteve na cidade para tratar do assunto. (Foto - reprodução/Aen)
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.06.2017, 07:58:00 Editado em 14.06.2017, 07:59:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Governo do Estado vai promover um grande mutirão para ampliar a oferta de cirurgias bariátricas na região de Maringá. O objetivo é reduzir e, se possível, zerar a demanda por este tipo de procedimento, atendendo pacientes dos 30 municípios da abrangência da 15ª Regional de Saúde. A novidade foi comunicada na terça-feira (13) pelo secretário estadual de saúde, Michele Caputo Neto, que esteve no município. 

continua após publicidade

A iniciativa faz parte do Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas, que já fez 66 mil procedimentos em todo o Paraná. "Somos o único Estado do País que aplica recursos próprios nesta área. Trata-se de uma ação inédita que está mudando a vida de milhares de paranaenses", disse Caputo Neto.

A cirurgia bariátrica, também chamada de gastroplastia, é utilizada para a redução do estômago. Ela é indicada para pessoas obesas e que apresentam condições que oferecem riscos à saúde. Ao todo, o Estado deve investir cerca de R$ 300 mil mensais na iniciativa, que se estenderá por tempo indeterminado.

continua após publicidade

Serão, em média, pelo menos 50 cirurgias bariátricas a mais por mês. A intenção é reduzir gradativamente a fila de espera, que hoje chega a quase mil pessoas. "O objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, que muitas vezes aguardam por anos na fila de espera pelo procedimento no SUS", explicou o secretário.

Será feito um chamamento público para a seleção dos hospitais e instituições que participarão do mutirão. A previsão é que o edital seja aberto dentro de 60 dias. Independente do serviço contratado, os procedimentos serão ofertados gratuitamente à população.

Atualmente, apenas o Hospital Universitário de Maringá realiza cirurgias bariátricas na região. De acordo com o secretário, a unidade presta um excelente atendimento, mas não tem capacidade suficiente para atender toda a demanda. 
"Com o mutirão, vamos reduzir a necessidade de transferência de pacientes. Hoje, grande parte tem que ser encaminhada a hospitais de Campo Largo e Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba", destaca Caputo Neto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Especial

    Deixe seu comentário sobre: "Estado vai promover mutirão de cirurgia bariátrica na região de Maringá"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!