MAIS LIDAS
VER TODOS

Especial

Projeto vai promover aprendizagem criativa na rede estadual de ensino

O projeto Seed Lab, desenvolvido pela Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE) da Secretaria de Estado da Educação, vai implantar novas metodologias de aprendizado criativo para incentivar o uso de novas tecnologias educacionais no ambient

Da Redação

·
Projeto vai promover aprendizagem criativa na rede estadual de ensino
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.05.2017, 14:33:00 Editado em 29.05.2017, 14:39:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O projeto Seed Lab, desenvolvido pela Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE) da Secretaria de Estado da Educação, vai implantar novas metodologias de aprendizado criativo para incentivar o uso de novas tecnologias educacionais no ambiente escolar. 

continua após publicidade

O Seed Lab será assessorado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Universidade de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos.Em março, o projeto paranaense foi selecionado pela Fundação Lemann e pela MIT, por meio do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2017, para ser acompanhado por pesquisadores do instituto americano. 

No início deste mês de maio, o diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais, Eziquiel Menta, participou de reuniões com pesquisadores norte-americanos e visitou escolas que trabalham com metodologias de aprendizagem criativa. 

continua após publicidade

“Essa experiência serviu para conhecer novas práticas que incentivam o aprendizado criativo, sem colocar limites nas ideias dos alunos e sem priorizar o uso das máquinas, mas sim a construção do conhecimento coletivo”, disse Menta.Uma das novas metodologias em implantação no Seed Lab se relaciona ao conceito de aprendizagem criativa conhecido como 4Ps: projetos, parceria, paixão e pensar brincando. 

“Durante as visitas, observamos estudantes criando novas tecnologias sem o uso de microeletrônica, mas com materiais simples, utilizando conceitos criativos. Sabemos que, no Paraná, muitos dos nossos professores já experimentam atividades assim. Vamos aproveitar essas experiências e planejar estratégias para trabalhar essa metodologia com nossos alunos e professores para que possamos passar de consumidores de tecnologia para criadores de novas ideias”, destacou Menta.

O Seed Lab pretende desenvolver atividades que possibilitem a resolução colaborativa de problemas, experimentação, desenvolvimento tecnológico e compartilhamento de conhecimento com uso de impressoras 3D, cortadoras a laser, robótica educacional com kits lego, introdução à programação utilizando o software scracth e o uso do arduíno (plataforma de hardware livre).

continua após publicidade

O foco do projeto está em estudantes dos ensinos fundamental e médio, professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas da rede estadual de ensino, além de membros da comunidade escolar.

Na prática
No início deste mês, a Secretaria de Estado da Educação promoveu um dia dedicado ao incentivo da aprendizagem de programação por blocos. Professores e estudantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor uma plataforma de programação gratuita com linguagem gráfica lúdica, desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. 

O movimento Scratch Day foi realizado em todo o mundo. No Paraná foram 35 eventos que movimentaram estudantes dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).As atividades desenvolvidas no Seed Lab estão articuladas à ação 6 do programa Minha Escola Tem Ação (Meta), da Secretaria da Educação, que prevê a promoção de práticas pedagógicas e gestão escolar com incentivo ao uso de novas tecnologias nas escolas da rede estadual de ensino.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Especial

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto vai promover aprendizagem criativa na rede estadual de ensino"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!