MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Mamíferos cresceram após extinção dos dinossauros

Pesquisadores da Universidade Calgary, no Canadá, demonstram que a extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos, abriu caminho para os mamíferos aumentarem de tamanho. Atualmente eles são cerca de mil vezes maiores do que eram na pré-história. O est

Da Redação

·
 Extinção de dinossauros abriu espaço para os mamíferos adquirissem novos hábitos alimentares
Icone Camera Foto por Gettyimagens
Extinção de dinossauros abriu espaço para os mamíferos adquirissem novos hábitos alimentares
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.11.2010, 00:01:00 Editado em 27.04.2020, 20:54:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pesquisadores da Universidade Calgary, no Canadá, demonstram que a extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos, abriu caminho para os mamíferos aumentarem de tamanho. Atualmente eles são cerca de mil vezes maiores do que eram na pré-história. O estudo, publicado pela revista Science, é o primeiro a mostrar esse novo padrão de aumento do tamanho corporal dos mamíferos após a extinção dos dinossauros.

continua após publicidade

Segundo Jéssica Theodor, professora no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Calgary e co-autora do estudo, a extinção dos dinossauros abriu espaço para os que os mamíferos adquirissem novos hábitos alimentares.

- Basicamente, os dinossauros desapareceram e não havia mais ninguém comendo a vegetação. Essa se torna uma fonte de alimento aberta e os mamíferos começam a ir para ela, e é mais eficiente ser um herbívoro [que come plantas] quando você é grande.

continua após publicidade

Jéssica diz que o ecossistema se modificou de forma relativamente rápida.

- Os dinossauros foram extintos há 65 milhões de anos, e dentro de 25 milhões de anos, o sistema é totalmente novo, com outros tipos de animais. Isso é um período de tempo muito curto, geologicamente falando. Isso é realmente uma rápida evolução.

A pesquisadora diz que os mamíferos, que tinham no máximo 10 kg quando dividiam o espaço com os répteis pré-históricos, chegam hoje a 17 toneladas.

continua após publicidade

- Ninguém nunca conseguiu demonstrar que este padrão realmente existe. As pessoas têm falado sobre isso, mas ninguém nunca provou. E então nós estimamos sua massa corporal.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores coletaram dados sobre o tamanho máximo dos principais grupos de mamíferos terrestres em cada continente, como cavalos, rinocerontes, elefantes, mamutes, mastodontes, tamanduás, preguiças e tatus, além de outras informações de uma série de animais extintos.

Os resultados indicam ainda que vários fatores influenciam o tamanho dos animais. Segundo a pesquisa, mamíferos que vivem em locais mais frios tendem a ser maiores, pois, quanto maior a massa corpórea, mais calor pode ser absorvido.


Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Mamíferos cresceram após extinção dos dinossauros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!