Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rinoplastia é um dos procedimentos mais procurados para correção estética

Loading...

SAÚDE

Rinoplastia é um dos procedimentos mais procurados para correção estética

Cirurgia plástica indicada para correção estética do nariz está entre os procedimentos mais procurados. Foto: Reprodução

A busca pela harmonia e melhora nos contornos faciais é o desejo de inúmeras pessoas e um dos procedimentos mais procurados é a rinoplastia, cirurgia plástica indicada para correção estética do nariz. 

A engenheira civil Mileni Silva, 29 anos, enfrentou a mesa de cirurgia para colocar fim ao incômodo que sentia ao se ver de perfil no espelho ou em fotografias. O procedimento foi realizado em setembro de 2015 e a apucaranense não se arrepende. “Não doeu nada. Claro que não gostaria de fazer novamente, mas se fosse necessário faria de novo”, explica. 

Satisfeita com o resultado, Mileni diz que é preciso ter um pouco de paciência, já que o nariz demorou para desinchar. “O pós-operatório é um pouco chatinho porque o olho fica roxo, o rosto inchado. Mas dor eu não senti, é só tomar os remédios direitinho”, afirma. 

Quem também passou pela rinoplastia foi a enfermeira Maria Augusta dos Santos Trinquinalia, 30 anos. A jandaiense operou ainda na adolescência, quando tinha 13 anos. “Era algo que me incomodava tanto que não conseguia tirar fotos e sofri bullying na escola. Meu nariz era desproporcional para o meu rosto e tinha pontinha caída”, recorda. 

O pós-operatório de Maria Augusta foi tranquilo e ela conta que ficou apenas com alguns hematomas na região dos olhos. “Faria a rinoplastia quantas vezes fosse preciso. Porém, deu tudo certo e hoje sou extremamente feliz. Ficou natural”, comemora.

Maria Augusta Trinquinalia passou pela rinoplastia quando tinha 13 anos. Foto: Arquivo pessoal

Cirurgia
O cirurgião plástico William Cavazana, de Apucarana, explica que existem diversos formatos de nariz que denotam características individuais e familiares, como dorso alto, ponta baixa, movimentos da ponta nasal ao sorrir. “A técnica que utilizamos é a rinoplastia aberta estruturada, onde cada detalhe das estruturas nasais é estudado e trabalhado cirurgicamente para a correção das peculiaridades indesejadas”, ressalta. 

Segundo o médico, a cirurgia é realizada no hospital com anestesia geral e na maioria das vezes a alta hospitalar ocorre no mesmo dia. “Pacientes jovens, adultos e até mesmo pacientes da terceira idade podem ser operados”, acrescenta. 

William afirma que os efeitos da cirurgia são definitivos e as mudanças podem ser observadas na primeira semana, quando os curativos e o aquaplast, plástico moldável utilizado no dorso nasal nos primeiros dias pós-cirúrgicos, são retirados. 

Quando necessário, o médico diz que o tratamento funcional do nariz pode ser realizado junto da rinoplastia, como em casos de hipertrofia de cornetos ou desvio de septo. “Otorrinolaringologistas também participam da cirurgia’, reforça. 

Em relação a dor, o médico esclarece que a cirurgia é pouco dolorosa e são utilizados analgésicos leves no pós-operatório e inicialmente há um inchaço, o curativo com discreta secreção sanguinolenta e em alguns casos um tampão que é removido após 48 horas. É usado também o aquaplast, que imobiliza o dorso, e pode ser retirado em 5 dias. “Com o passar de 15 dias o nariz já está assumindo o novo formato e após 3 meses a pele fica mais fina e se acomoda melhor ao novo formato das estruturas osteocartilaginosas”, complementa.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias