Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Confira os pratos típicos da ceia de Ano Novo no Brasil e no mundo 

Loading...

CULINÁRIA

Confira os pratos típicos da ceia de Ano Novo no Brasil e no mundo 

Lentilha é alimento tradicional na virada do ano no Brasil e em diversos outros países. Foto: Reprodução

O Ano Novo de aproxima e muitas famílias já estão pensando no cardápio da ceia. Ao redor do mundo, o réveillon é marcado não apenas pela tradicional contagem regressiva, mas também por comidas tradicionais que, além de deliciosas, celebram o começo de um novo ciclo. Confira alguns dos pratos deliciosos tipicamente preparados na véspera de ano novo no Brasil e no mundo. 

Arroz com lentilhas: A lentilha, leguminosa achatada e redonda que parece uma moedinha, é alimento tradicional na virada do ano no Brasil e em diversos outros países. O brinde também não pode faltar. Um bom espumante representa muita comemoração e felicidade, e o brinde com os amigos e a família fortifica o sentimento de união e amor.

Toshikoshi Soba

Toshikoshi Soba: Japão
Toshikoshi Soba, ou “macarrão da passagem de ano”, é um prato obrigatório no Õmisoka, véspera do Ano Novo no Japão. Comer o macarrão de trigo sarraceno antes da meia-noite do dia 31 de dezembro é receita para trazer longevidade e prosperidade para os próximos 12 meses.

Jiǎozi e tangyuan

Jiǎozi e tangyuan: China
Enquanto nos países ocidentais é adotado o calendário gregoriano, na China é seguido o calendário lunissolar – baseado nos movimentos da lua e do sol – e é ele que determina a data do Ano Novo. O próximo ano chinês começa no dia 27 de janeiro de 2017 e no Chúxī, véspera do novo ciclo, faz parte da tradição comer o jiǎozi, bolinho recheado com carne moída ou vegetais e envolto por uma fina massa de pão. No 15º e último dia de festividades, marcado pelo tradicional Festival das Lanternas, costuma-se comer o tangyuan, bolinho de farinha de arroz recheado e imerso em calda doce ou salgada.

Tourtière

Tourtière: Canadá
A tradicional torta de carne canadense é sempre popular no país, mas é um prato obrigatório nas festividades de final de ano, principalmente na região do Quebec. O recheio pode variar, mas geralmente consiste em carne de porco, vitela ou peixe.

Cotechino (ou zampone) e lentilhas: Itália
A véspera de Ano Novo italiana (também conhecida como Notte di San Silvestro) inclui uma ceia com cotechino (ou zampone), linguiça fresca feita a partir do lombo de porco e torresmo. Além disso, à meia-noite, cada badalar do sino é acompanhado por uma colher de ensopado de lentilhas para atrair riqueza e boa sorte.

Kransekake

Kransekake: Noruega e Dinamarca
A palavra kranse, que pode ser traduzida como “grinalda” ou “coroa”, descreve bem este tradicional bolo festivo feito de amêndoas, açúcar e claras de ovo. Ele é constituído por uma série de arcos concêntricos que, empilhados, formam uma pirâmide doce. Vasilopita: Grécia Todo mundo quer ser mais ~ryco~ no próximo ano, e na Grécia a tradição da virada dá uma mãozinha fornecendo o primeiro trocado rumo à fortuna. Ao prepararem o vasilopita, padeiros escondem uma moeda dentro do bolo redondo amanteigado. O anfitrião é responsável por cortar e distribuir fatias aos convidados de acordo com a idade: primeiro os velhos, depois os mais jovens. A sorte é garantida para quem receber o pedaço com a moedinha. 

(Esta reportagem foi publicada originalmente no site da revista Superinteressante)

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

28/02/2017 - 07h57

OBITUÁRIO

MARUMBI 28/02

VALDIR RIVELINI, 58 anos

APUCARANA 28/02

GABRIEL BENEDITO REIS DE OLIVEIRA, 20 anos 
GERALCINO GUIMARÃES DE SOUZA, 74 anos 
NATIMORTO, 0 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1907 · 25/02/2017

03 25 35 38 44 48