Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Polêmica racial no Oscar acompanha Spike Lee ao Festival de Berlim

Loading...

ENTRETENIMENTO

Polêmica racial no Oscar acompanha Spike Lee ao Festival de Berlim

GUILHERME GENESTRETI, ENVIADO ESPECIAL
BERLIM, ALEMANHA (FOLHAPRESS) - A polêmica da falta de representatividade negra no Oscar resvalou no Festival de Cinema de Berlim logo após o diretor americano Spike Lee apresentar seu novo "Chi-Raq".
"Não estou chamando de boicote ao Oscar, eu simplesmente não quero ir, só estou fazendo o que acho que tem de ser feito", disse Lee, cineasta conhecido por seu discurso engajado e sua obra acerca das tensões raciais nos EUA.
Segundo ele, a Academia é só a ponta do problema da falta de representatividade. "A questão está mais centrada nos executivos dos estúdios e canais de TV, que decidem o que devemos e o que não devemos produzir. Não há diversidade entre eles e isso se reflete na Academia."
Fora da competição pelo Urso de Ouro, "Chi-Raq" é uma adaptação do texto "Lisístrata", do grego Aristófanes, para o universo das gangues de Chicago: mulheres fazem greve de sexo para conter a violência praticada por seus companheiros. As falas são rimadas, como em versos de hip hop e há vários números musicais.
O título do filme é uma corruptela entre Chicago e Iraque, expressão usada por rappers da cidade.
"Não devo ser criticado por isso: eu não cunhei esse termo", disse Lee, elencando dados sobre as mortes na cidade.
John Cusack, que no filme vive um padre branco e ativista social, endossou o diretor: "É uma verdadeira zona de guerra: dezenove pessoas morreram a bala só neste ano na cidade".
Lee e Cusack também comentaram suas preferências partidárias para as próximas eleições americanas: ambos a favor de Bernie Sanders, pré-candidado do Partido Democrata e o mais à esquerda do espectro político dos EUA.
"Você pode imaginar Donald Trump [pré-candidato do Partido Republicano] tendo esse poder que tem o presidente americano, de destruir o mundo?", disse Lee.

O jornalista GUILHERME GENESTRETI se hospeda a convite do Festival de Berlim

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 27/02

MARCELO BUCCI, 50 ANOS

SÃO JOÃO DO IVAÍ
NAIR L. SANTOS, 72 ANOS

CAMBIRA 27/02

ALAIDE ALVES DE JESUS, 78 ANOS

KALORÉ
CLAUDINEI GOMES, 42 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1907 · 25/02/2017

03 25 35 38 44 48