Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lygia Fagundes Telles é indicada ao Nobel de Literatura deste ano

Loading...

ENTRETENIMENTO

Lygia Fagundes Telles é indicada ao Nobel de Literatura deste ano

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Ube (União Brasileira de Escritores) indicou à Academia Sueca o nome de Lygia Fagundes Telles para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura deste ano. De acordo com comunicado da entidade, a escolha da autora foi tomada de forma unânime.
"Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável", afirmou em nota Durval de Noronha Goyos, presidente da organização.
Uma das principais escritoras brasileiras, Lygia Fagundes Telles é autora de livros como "Ciranda de Pedra" e "As Meninas", ganhadora do Prêmio Jabuti de 1973. Ela é imortal da Academia Brasileira de Letras.
Todo ano, o Nobel a envia até 3 mil cartas convidando academias, universidades e premiados em outros anos a indicar autores do mundo inteiro. Ter recebido uma carta, porém, não é o único jeito de indicar alguém ao maior troféu literário do mundo - há indicações espontâneas, feitas por pessoas renomadas na área.
O processo corre em sigilo. Passados 50 anos de cada edição do prêmio, a Academia Sueca costuma divulgar os indicados na ocasião.
No começo de janeiro, por exemplo, foi divulgado que o brasileiro Alceu Amoroso Lima havia sido indicado em 1965. Entre os indicados naquele ano, estavam ainda o chileno Pablo Neruda, o russo Vladimir Nabokov, o irlandês Samuel Beckett e o argentino Jorge Luís Borges. O vencedor daquele ano, porém, foi o russo Mikhail Sholokhov.
Outros brasileiros indicados foram Coelho Neto (1933), Flávio de Carvalho (1939) e Manoel Wanderley (1941).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 10/12

IZAURA FERREIRA DE ANDRADE, 70 ANOS

ARAPONGAS
CLÁUDIO SILVA, 88 ANOS

IVAIPORÃ
VALDETE CORDEIRO PEREIRA, recém-nascida
MIRIAM PEREIRA DE LIMA, 70 ANOS
CLÓVIS DE ALCÂNTARA BRASIL, 53 ANOS

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MEGA SENA

CONCURSO 1884 · 10/12/2016

01 04 23 32 38 59