Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Música em streaming valerá para discos de ouro e platina nos EUA

Loading...

ENTRETENIMENTO

Música em streaming valerá para discos de ouro e platina nos EUA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os discos de ouro e platina -certificações de vendas cobiçadas por músicos e selos fonográficos- agora também podem, nos Estados Unidos, ser baseados na reprodução de faixas em serviços de streaming, um movimento que mostra a crescente popularização dessas plataformas on-line.
A Associação da Indústria Fonográfica do país (RIAA) anunciou a mudança nesta segunda-feira (1º) e declarou imediatamente 17 novos discos de ouro ou platina com base em seus ouvintes em aplicativos como Spotify, Deezer e Apple Music.
"Nós sabemos que o ato de ouvir música está aumentando, embora essa tendência não tenha sido refletida em nossas certificações", disse Cary Sherman, presidente da associação.
"Modernizar nosso prêmio para incluir o streaming de música é o passo lógico na evolução contínua dos prêmios de ouro e platina, e assim permite que a RIAA recompense melhores os sucessos dos discos de hoje", explicou, em declaração.
No Brasil, a ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos) concede, desde 2008, certificações a álbuns comprados digitalmente -o que não inclui os reproduzidos em serviços de streaming. O mais comum para a instituição, porém, é conferir essas honrarias com base em vendas físicas de CDs e DVDs.
MUDANÇAS
Em 2013, a RIAA já tinha começado a analisar o streaming para certificar as vendas de um título, mas não de um álbum.
O instituto Nielsen, que contabiliza as vendas para estabelecer a classificação de referência semanal publicada pela revista "Billboard", já levava em conta as faixas on-line desde 2014.
Nos EUA, um disco de ouro significa que o álbum vendeu 500 mil cópias e o de platina indica 1 milhão de cópias.
Entre os beneficiários imediatos desta alteração estão "Thriller", de Michael Jackson. Já consagrado 30 vezes com um disco de ouro no país, excluindo faixas em streaming, o álbum passou automaticamente a 32 discos de ouro com o novo sistema de cálculo.
Isso consagra ainda mais o revolucionário álbum de 1982 como o mais vendido de todos os tempos.
Outro favorecido foi o álbum "To Pimp a Butterfly", do rapper Kendrick Lamar, que entrou na segunda-feira para o clube dos discos de platina.
A RIAA só leva em conta as vendas nos Estados Unidos. Outras associações que entregam prêmios similares em outros países usam critérios distintos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

APUCARANA 05/12

YOSHIMATSU NIKI, 99 anos

SULINA ANTONIA DA SILVA, 82 anos

JOSE BECEL, 80 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41