MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Ministério Público pede recolhimento de "Minha Luta", de Hitler

MAURÍCIO MEIRELES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MPE) emitiu um despacho em que pede que a Justiça recolhe os exemplares do livro "Minha Luta", manifesto nazista de Hitler, da Livraria Saraiva da rua do Ouvi

Da Redação

·
Ministério Público pede recolhimento de "Minha Luta", de Hitler
Icone Camera Foto por Reprodução
Ministério Público pede recolhimento de "Minha Luta", de Hitler
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2016, 00:18:00 Editado em 27.04.2020, 19:53:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MAURÍCIO MEIRELES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MPE) emitiu um despacho em que pede que a Justiça recolhe os exemplares do livro "Minha Luta", manifesto nazista de Hitler, da Livraria Saraiva da rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro. A informação foi antecipada nesta tarde pelo jornal "Extra" e confirmada pela reportagem.
Uma busca no site da rede de livrarias, porém, mostra que a Saraiva não tem exemplares físicos da obra - mas apenas uma edição digital portuguesa, da Leya, intitulada "Mein Kampf - A Minha Luta".
Assinado pelo promotor Alexandre Themístocles Vasconcelos, da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal, o despacho pede ainda a proibição da venda do livro nas livrarias Travessa e Argumento, ambas no Rio de Janeiro.
O promotor pede ainda que os exemplares sejam recolhidos também nas sedes das editoras Centauro e Geração Editorial. Esta planeja para breve uma edição com notas de "Minha Luta", mas ela está prevista para março. Segundo a editora, os exemplares sequer foram impressos.
O pedido do MPE foi motivado por uma notícia-crime dos advogados Ary Bergher, Raphael Mattos e João Bernardo Kappen. O trio adquiriu um exemplar do ebook no site da Saraiva e fez uma denúncia ao Ministério Público, dizendo que a obra dissemina o racismo.
Desde o dia 1º de janeiro, o manifesto nazista está em domínio público, o que iniciou um grande debate ético sobre sua publicação. Nesta quinta-feira (28), escritores brasileiros já haviam lançado um boicote às edições brasileiras da obra.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Ministério Público pede recolhimento de "Minha Luta", de Hitler"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!