Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Diretor Jacques Rivette, grande nome da nouvelle vague, morre em Paris

Loading...

ENTRETENIMENTO

Diretor Jacques Rivette, grande nome da nouvelle vague, morre em Paris

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O diretor francês Jacques Rivette, uma das principais figuras do movimento nouvelle vague, morreu nesta sexta-feira (29) em Paris, aos 87 anos, anunciou sua biógrafa, Hélène Frappat.
Nascido na cidade de Rouen em 1928, o cineasta iniciou a carreira como crítico, assim como os futuros pilares da nouvelle vague francesa, François Truffaut, Jean-Luc Godard e Eric Rohmer.
Ao lado dos contemporâneos, trabalhou na importante revista "Cahiers du Cinéma", fundada em 1951 por André Bazin, Jacques Doniol-Valcroze e Joseph-Marie Lo Duca.
Estreou na direção com curtas-metragens: fez "Aux quatre coins" em 1949 e, em 1950, "Le Quadrille", que tem Godard como protagonista.
Rivette dirigiu 20 filmes, entre eles "Paris nos Pertence" (1958), "L'amour fou" (1969) e "A Bela Intrigante" (1991). Seu último trabalho foi "36 vues du Pic Saint Loup", de 2009, sobre um homem que se encanta com a vida no circo.
Considerado um dos mais importantes movimentos cinematográficos da história, a nouvelle vague nasceu na década de 1950, como uma iniciativa de jovens cinéfilos para recuperar o conceito de cinema de autor, que vigorou na França até o início da década de 1930.
O grupo ganhou força ao inserir-se no cenário de contestação dos anos 1960. Os filmes costumavam retratar o amor e fragmentos específicos da vida dos indivíduos, com uma estética que transgredia as regras do cinema comercial.
Em comunicado, o presidente francês, François Hollande, lamentou a perda de "um dos maiores cineastas", que "por trabalhar fora dos padrões, ganhou reconhecimento internacional".

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41