Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Christine Macel, do Pompidou, estará à frente da próxima Bienal de Veneza

Loading...

ENTRETENIMENTO

Christine Macel, do Pompidou, estará à frente da próxima Bienal de Veneza

SILAS MARTÍ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Principal curadora do Centro Georges Pompidou, em Paris, Christine Macel será a diretora artística da próxima Bienal de Veneza --esta que é um das maiores e a mais tradicional mostra de arte contemporânea no mundo anunciou neste sábado (23) o nome da francesa como curadora de sua 57ª edição, marcada para 13 de maio de 2017 na cidade italiana.
Macel está desde 2000 no cargo de curador-chefe do Pompidou, um dos museus mais respeitados do mundo. Na instituição parisiense, ela foi responsável por instituir um departamento dedicado ao que chamou de "criação contemporânea e prospectiva".
Também no Pompidou, Macel organizou grandes mostras retrospectivas de artistas de peso, como o albanês Anri Sala e os franceses Philippe Parreno e Sophie Calle. Ela também esteve à frente do pavilhão francês na Bienal de Veneza há três anos, para o qual levou trabalhos de Sala, e foi uma das organizadoras do pavilhão belga, com obras de Eric Duyckaerts em 2007, além de ter organizado outras exposições em museus como o Whitney, em Nova York.
Sua edição da Bienal de Veneza seguirá a polêmica direção do nigeriano Okwui Enwezor, último curador a comandar a mostra. Em 2015, Enwezor fez de Veneza uma plataforma de protesto contra o fato de pouquíssimos artistas negros serem representados no evento, organizando então a mostra com o maior número de nomes da África nos 120 anos de história da mostra italiana.
O presidente da Bienal de Veneza, Paolo Baratta, disse em nota que a experiência de Macel no Pompidou "lhe ofereceu um ponto de vista privilegiado e rico em potencial a partir do qual é possível observar e identificar novas energias vindo de várias partes do mundo".
Ainda de acordo com Baratta, Macel foi o nome escolhido com base no fato de "estarmos vivendo numa era de ansiedade" e por seu "comprometimento em enfatizar o papel importante que artistas desempenham ao inventar seus próprios universos e injetar vitalidade no mundo em que vivemos".

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 22/02

MARIA DE FATIMA DA SILVA, 63 anos

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57