Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Boicote ao Oscar é 'racismo contra os brancos', diz indicada a melhor atriz

Loading...

ENTRETENIMENTO

Boicote ao Oscar é 'racismo contra os brancos', diz indicada a melhor atriz

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A atriz britânica Charlotte Rampling, 69, indicada ao Oscar de melhor atriz por "45 anos", disse nesta sexta-feira (22) que o protesto do diretor Spike Lee contra a falta de diversidade entre os concorrentes às estatuetas é "racista contra os brancos".
"Não dá para saber, mas talvez alguns atores negros não merecessem estar na reta final", afirmou à rádio francesa Europe 1.
A atriz também rejeitou a ideia, proposta por Lee, de estabelecer cotas a minorias na premiação. "Por que classificar as pessoas?", questionou.
"Sempre haverá alguém para dizer: 'Você é negro demais, branco demais, bonito demais...' Vamos classificar todos para criar minorias em toda a parte?"
Este é o segundo ano consecutivo que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas não inclui atores negros entre os concorrentes ao prêmio. Após o anúncio da lista de nomeados deste ano, a hashtag #OscarsStillSoWhite (Oscar ainda muito branco) começou a circular na internet.
O movimento ganhou força quando Lee ("Malcom X", "Faça a Coisa Certa", ambos sobre conflitos raciais nos EUA) anunciou, em um texto publicado no Facebook na segunda (18), que não irá à premiação em 28 de fevereiro. "Nós não podemos apoiar isso", escreveu.
No "Good Morning America", o cineasta, que recebeu um Oscar honorário em novembro do ano passado, negou nesta quarta (20) ter convocado um boicote à cerimônia. Mas sua atitude ecoou entre os membros da mais poderosa indústria cinematográfica do mundo e, desde o início da semana, outras estrelas têm demonstrado apoio ao protesto.
Spike Lee
Will Smith, que era cotado a uma indicação por "Um Homem entre Gigantes" mas não entrou na lista, se juntou a sua mulher, Jada Pinkett, e ao diretor de documentários Michael Moore ao optar por também não comparecer à cerimônia.
Mark Ruffalo, que concorre na categoria melhor ator coadjuvante por "Spotlight", e George Clooney, vencedor de dois Oscar, declararam apoio à iniciativa, apesar de não anunciarem boicote.
A presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, Cheryl Boone Isaacs, que é negra, se disse "triste e frustrada" pela situação, em um comunicado divulgado na terça (19).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1881 · 30/11/2016

03 10 30 44 53 56