Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Visionário digital, David Bowie foi dono até de provedor de internet

Loading...

ENTRETENIMENTO

Visionário digital, David Bowie foi dono até de provedor de internet

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em 1998, a internet apenas engatinhava (havia chegado ao Brasil de forma comercial três anos antes, por exemplo) e não existia o conceito de "rede social" como temos hoje (Orkut e Facebook surgiriam seis anos depois). Mas o artista multiplataformas David Bowie, morto neste domingo (10), já experimentava a rede não só como negócio, mas também como forma de interagir com seus fãs.
Em setembro daquele ano ele lançou a BowieNet, que tinha dois propósitos principais. O primeiro: ser um provedor de internet, que concorria com gigantes como a AOL. Pagando US$ 19,95 por mês à época, os usuários tinham acesso à rede, direito a uma conta de e-mail "@davidbowie.com" e 5 Mbytes de espaço para criar a própria página personalizada na web.
Para os fãs, o mais interessante era o conteúdo relacionado a música (ouvir canções inéditas, ver fotos, vídeos), além de poder interagir com Bowie. Hoje, é claro e evidente que os artistas precisam ter presença virtual: manter contas nas redes sociais, interagir com os fãs, responder a perguntas, fazer "Face to Faces" etc. Bowie pareceu antever isso em uns bons anos.
Craig Carrington, um dos usuários do serviço, contou à BBC que ele costumava entrar nas salas de chat do provedor e conversar com internautas. "Ele nunca avisava com antecedência, mas entrava no chat e conversava com a gente. O apelido que ele usava era Sailor [marinheiro]", disse. "Às vezes ele trazia um convidado especial para uma entrevista."
"Eu queria criar um ambiente em que não apenas os meus fãs, mas todos os amantes de música pudessem fazer parte da mesma comunidade", disse Bowie no comunicado que anunciava o serviço, que funcionou ao menos até 2006 -só em 2012, em uma mensagem publicada no Facebook, o artista confirmou oficialmente o fim da BowieNet.
O provedor, entretanto, era apenas um exemplo do vasto acervo de iniciativas do cantor para a tecnologia (ele ainda fez trilhas sonoras do game "Omikron: The Nomad Soul", além de aparecer no jogo, e criou um site para venda de material de artistas emergentes).
"Se eu tivesse 19 anos de novo, eu pularia a música e iria direto para a internet", disse ele na época do lançamento da BowieNet, de acordo com o jornal britânico "The Guardian".
Ele foi, por exemplo, um dos primeiros a lançar uma música de graça na internet: "Telling Lies", de 1996, teve 375 mil downloads em apenas dois meses -em novembro, Adele se tornou a primeira artista a vender 1 milhão de cópias digitais de uma música, "Hello", em uma semana.
Bowie também previa, por exemplo, como o mundo digital iria mudar as carreiras dos músicos e também seus ganhos (o fim das fortunas com a vendas de CDs ou das canções em si).
"A música em si vai ser como a água corrente ou a eletricidade", ele disse ao jornal "The New York Times" em 2000. "Prepare-se para fazer muitas turnês, porque isso é realmente a única situação que vai sobrar. É terrivelmente excitante."

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41