Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Morre aos 85 o diretor de fotografia húngaro Vilmos Zsigmond

Loading...

ENTRETENIMENTO

Morre aos 85 o diretor de fotografia húngaro Vilmos Zsigmond

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Morreu nesta sexta (1), na Califórnia, o diretor de fotografia húngaro Vilmos Zsigmond, vencedor do Oscar por "Encontros Imediatos de Terceiro Grau", de Steven Spielberg. Ele tinha 85 anos.
Figura requisitada pelos grandes nomes da chamada Nova Hollywood, nos anos 70, Zsigmond concorreu a outros três Oscar, por "O Franco-Atirador" (1978), "O Rio do Desespero" (1984) e, mais recentemente, por "A Dália Negra" (2006).
Ao longo de sua carreira, o húngaro também trabalhou com nomes como Robert Altman ("Short Cuts: Cenas da Vida"), Martin Scorsese ("Taxi Driver") e George Miller ("Mad Max - Estrada da Fúria").
Nos anos 2000, colaborou com o diretor Woody Allen em três longas: "Melinda e Melinda", "O Sonho de Cassandra" e "Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos".
Sobre sua visão do ofício, afirmou, em 2014, à revista "Filmmaker": "O cinema precisa de boas imagens. Acredito que, se você não tiver boas imagens, não será um filme. Acho que todo longa precisa ser bastante visual".
PARCERIA
Zsigmond era parceiro e conterrâneo de outro grande nome da fotografia, László Kovács, de "Sem Destino" (1969), "Shampoo" (1975) e "Cada Um Vive como Quer" (1970), entre outros. Ele morreu em 2007, aos 74 anos.
Os dois vivenciaram parte da ocupação nazista e depois o período da Guerra Fria. Decidiram, então, documentar o que se passava nas ruas. Juntos, filmaram e levaram o filme bruto para a fronteira com a Áustria. Eles acabaram sendo acolhidos pelos Estados Unidos como refugiados políticos em 1957.
O registro se tornou um documentário da CBS narrado pelo âncora Walter Cronkite.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60