MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Produtores de grãos negociam safra que ainda não foi plantada

Para tentar aproveitar a alta do dólar, produtores de grãos têm negociado sua safra com até cinco meses de antecipação do plantio, previsto só para outubro. Eles recebem por seus produtos agora, com o compromisso de entregar a mercadoria no futuro. "Estou

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.06.2020, 12:27:00 Editado em 01.06.2020, 12:31:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Para tentar aproveitar a alta do dólar, produtores de grãos têm negociado sua safra com até cinco meses de antecipação do plantio, previsto só para outubro. Eles recebem por seus produtos agora, com o compromisso de entregar a mercadoria no futuro. "Estou com 60% da minha safra vendida até agora", disse Ênio Fernandes Júnior, de Rio Verde (GO).

continua após publicidade

Com uma área de 2,8 mil hectares plantados com soja em parceria com um sócio, o agricultor, que também tem uma empresa de gestão de riscos, pretende avançar em áreas de pastagens e de cana para aumentar a produção em 2021. "Comecei há 25 anos plantando soja em uma área arrendada de 60 hectares e não paramos mais de crescer."

Na fazenda Irmãos Scariotes, no Mato Grosso, o produtor Renato Scariote vendeu 75% da safra que será cultivada em área de 3.600 hectares. "Minha venda está em reais, então, depende de como vai ficar o dólar. A última safra negociei em dólar e foi terrível", disse. Ele afirma que o dólar alto pode dar uma falsa sensação de que o produtor está ganhando dinheiro. "Quando você olha para trás, vê quantas safras vendeu a preço baixo. Este ano, felizmente, o preço do adubo está 20% menor, o que torna a safra mais barata."

continua após publicidade

O agricultor José Guarino, que há mais de 30 anos cultiva grãos na fazenda Água Branca, em Sapezal (MT), vendeu 30% da produção de 350 hectares com o dólar "travado" em R$ 5,83. Desde que fechou o negócio, a cotação da moeda americana caiu - estava a R$ 5,37 na sexta-feira. "Alguns insumos, como semente, adubo e fertilizante, também comprei com o dólar alto", ponderou.

Ele lembra que os custos em real - óleo diesel, manutenção de máquinas e folha de pagamento - também subiram, mas reconhece o bom cenário no campo. "Já tivemos momentos piores."

Já na fazenda Mateberi, em Três Lagoas (MS), o plantio de soja não estava nos planos da família até 2018. A mudança de estratégia veio no ano passado.

Com a alta do dólar e a boa cotação do grão, William Costa já negociou a venda de 30% do que vai produzir. Com o recurso, foram comprados sementes e adubo para o plantio, em outubro. "Estamos esperando o dólar para cima para fazer novas vendas, chegando a 50% da produção futura." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Produtores de grãos negociam safra que ainda não foi plantada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!