MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

PIB está 4,2% abaixo do pico observado no fim de 2014, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro encerrou o primeiro trimestre deste ano 4,2% abaixo do pico alcançado no quarto trimestre de 2014, segundo Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.05.2020, 12:56:00 Editado em 29.05.2020, 13:01:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro encerrou o primeiro trimestre deste ano 4,2% abaixo do pico alcançado no quarto trimestre de 2014, segundo Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado do primeiro trimestre teve forte impacto da pandemia do novo coronavírus.

continua após publicidade

"A gente não faz esse cálculo mensal, mas olhando o índice que o Banco Central calcula, os dados das pesquisas conjunturais, realmente isso é visível. Março teve uma queda muito grande em comparação com fevereiro", apontou Rebeca.

O PIB caiu 1,5% no primeiro trimestre em relação ao trimestre imediatamente anterior. No entanto, mesmo antes da covid-19, a atividade econômica permanecia com crescimento em torno de 1% no acumulado de quatro trimestres, ou seja, mantinha uma recuperação ainda lenta e gradual.

continua após publicidade

"Estava numa recuperação gradual", afirmou Rebeca Palis. "A gente não tinha voltado ainda ao pico, de antes da crise de 2015 e 2016, a gente estava aos poucos indo para esse nível, mas não tinha chegado ainda", completou.

O PIB está atualmente no mesmo patamar do segundo trimestre de 2012. Rebeca diz que a conjuntura atual é diferente da registrada nas últimas crises econômicas.

"Isso é coisa mundial, não é do Brasil. A pandemia está tendo impacto pelos dois lados, como se fosse choque de oferta e choque de demanda. Além de serviços estarem fechados, tem impacto sobre a demanda também, porque o mercado de trabalho foi afetado. É uma conjunção de coisas", ressaltou a pesquisadora do IBEG.

Rebeca não arriscou fazer um prognóstico sobre a recuperação pós covid-19. "O mercado de trabalho, em geral, não costuma ter recuperação rápida", pontuou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "PIB está 4,2% abaixo do pico observado no fim de 2014, diz IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!