MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Correção: Aposta em aceleração da retomada externa permite 4ª alta da Bolsa

Na nota divulgada na quarta-feira, 3, sobre abertura do Ibovespa havia um erro. Favor considerar BV, e não Banco Votorantim, como constou. Segue novamente a nota, com o nome da instituição corrigido.O Ibovespa engata nesta quarta-feira, 3, o quarto dia co

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.06.2020, 15:22:00 Editado em 04.06.2020, 15:26:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na nota divulgada na quarta-feira, 3, sobre abertura do Ibovespa havia um erro. Favor considerar BV, e não Banco Votorantim, como constou. Segue novamente a nota, com o nome da instituição corrigido.

continua após publicidade

O Ibovespa engata nesta quarta-feira, 3, o quarto dia consecutivo de alta, aproveitando o bom humor externo motivado pela aposta de aceleração da retomada da economia global, a despeito de o Brasil ainda estar em situação oposta. Mais uma vez, o País liderou na terça-feira o ranking mundial em novas mortes identificadas em 24 horas pelo novo coronavírus e a expectativa é de certa normalização da atividade apenas no último trimestre.

Mesmo com isso e com temores geopolíticos, especialistas em ações veem espaço para o Ibovespa continuar alçando novos voos em termos de pontuação. Após ter fechado aos 91.046,49 pontos, em elevação de 2,74%, hoje quebrou a marca seguinte, dos 92 mil pontos, e inclusive superando os 93 mil pontos (93.687,74 pontos, na máxima), podendo, depois, ficar entre os 98 mil pontos e os 100 mil pontos, destaca o economista-chefe do ModalMais, Álvaro Bandeira.

continua após publicidade

Divulgações de indicadores no Brasil e nos Estados Unidos ajudaram a manter o sinal positivo. Internamente, houve queda da produção industrial como majoritariamente esperado, porém o declínio veio menos intenso que a mediana das estimativas na pesquisa do Projeções Broadcast. Em abril, a produção, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), caiu 18,8%, ficando perto do teto do intervalo das estimativas, de queda de 17,0%. O piso indicava recuo de 50,5% e a mediana, -31,7%. Em relação a abril de 2019, a produção caiu 27,2%, ficando também aquém da mediana de -38,65% (intervalo de -52,70% a -6,60%).

A despeito do resultado, o momento ainda gera cuidado, já que o Brasil ainda nem bem está retomando as atividades após as medidas de quarenta. "Ainda são dados muito ruins", diz Bandeira.

Já o Tesouro Nacional anunciou a emissão externa de dois novos títulos. Os papéis terão vencimento em cinco anos (Global 2025) e dez anos (Global 2030). De acordo com fontes ouvidas pelo Broadcast, a instituição estabeleceu retorno de 3,5% com para os títulos de cinco anos e de 4,6% para os de 10 anos.

continua após publicidade

"É mais dinheiro para ajudar na recuperação, de forma a evitar com que o Banco Central gaste com swap cambial", explica o estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus. Às 10h35, o dólar à vista cedia 2,65%, aos R$ 5,0726, após mínima aos 5,0596.

A despeito do otimismo, a atividade brasileira continua capenga. Apesar da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) ter caído menos do que o mercado esperava, contudo, a atividade teve a maior contração da história, de acordo com a série iniciada em 2002, e também está operando no menor patamar da série.

Em análise sobre a atividade econômica como um todo, nota do BV avalia que há riscos externos e políticos que podem atrapalhar a retomada. Conforme os economistas da instituição, passado o ápice da pandemia no Brasil, a volta da economia à normalidade não será fácil. "Além das condições de mercado de trabalho bem piores, há riscos importantes. No âmbito externo, ainda que o pior momento da crise tenha ficado para trás, a proximidade das eleições americanas e o quadro geopolíticos serão prováveis fontes de preocupação. No Brasil, o risco político continuará elevado", avalia.

continua após publicidade

Para a LCA Consultores, o prolongamento de medidas de restrição sanitária para conter a epidemia e o aumento dos riscos de natureza política internos sugerem que a velocidade da retomada econômica tende a ser limitada e irregular.

Já nos EUA, onde os efeitos da pandemia apareceram antes, o mercado de trabalho tem mostrado números um pouco menos desfavoráveis. A ADP informou que o setor privado cortou 2,76 milhões de empregos em maio no país, ante previsão de fechamento de 8,75 milhões. Além disso, o número de abril foi revisado de redução de 20,236 milhões para corte de 19,557 milhões.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Correção: Aposta em aceleração da retomada externa permite 4ª alta da Bolsa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!