MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Justiça suspende licitação do BNDES para privatização da Cedae

LUCAS VETTORAZZO RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Justiça Federal do Rio suspendeu a licitação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a escolha da empresa que desenvolverá o modelo para a privatização da Cedae, a companhia

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.08.2017, 19:45:04 Editado em 11.08.2017, 19:45:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LUCAS VETTORAZZO

continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Justiça Federal do Rio suspendeu a licitação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a escolha da empresa que desenvolverá o modelo para a privatização da Cedae, a companhia de água e esgoto do Estado.

O banco havia marcado para a manhã da próxima segunda-feira (11) a análise das propostas de empresas interessadas na concorrência. Caberá a vencedora fazer uma análise das ações da Cedae e desenvolver modelo para a venda da empresa para a iniciativa privada.

continua após publicidade

A venda faz parte do plano de recuperação fiscal do Rio. O Estado se comprometeu a vender a companhia em troca do direito de tomar empréstimo de R$ 3,5 bilhões para pagar sua folha salarial.

A Justiça Federal suspendeu a concorrência por meio de decisão liminar (provisória). O juiz da 8ª Vara Federal, Cesar Pessanha de Souza, acatou pedido da APS (Associação dos Profissionais em Saneamento).

O magistrado entendeu que o modelo de pregão eletrônico não seria o mais indicado para a contratação do serviço, estimado em R$ 27,2 milhões. Três empresas se habilitaram para a disputa.

continua após publicidade

Procurado, o banco disse que foi notificado e "tomará as medidas necessárias para reverter a decisão".

HISTÓRICO

O presidente Michel Temer autorizou, em julho, o BNDES a comprar ações da Cedae para socorrer o caixa do governo fluminense, que enfrenta uma grave crise financeira há mais de um ano.

A operação prevê que o banco, via seu braço de investimentos BNDESPar, compre ações da Cedae e, nos próximos meses, finalize a privatização da companhia. A compra de ações funcionaria como uma antecipação de recursos para o Rio, que deverão ser usados para o pagamento de salários de servidores e de fornecedores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça suspende licitação do BNDES para privatização da Cedae"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!